Fábrica da Mirka livra-se de combustíveis fósseis

Empresa finlandesa implementa uma solução energética livre de combustíveis fósseis que combina aquecimento do solo, energia solar e caldeira elétrica.
Check-up Media Mirka

A Mirka e a empresa de energia Adven acabam de implementar “uma solução energética totalmente livre de combustíveis fósseis que combina aquecimento do solo, energia solar e caldeira elétrica”, avança a empresa.

“A produção de calor na fábrica Mirka Oravais será transformada num sistema completamente livre de combustíveis fósseis. Uma vez concluído, reduzirá as emissões de dióxido de carbono da fábrica de Oravais em 281 toneladas por ano. A conclusão está estimada para o início de 2025”, anuncia a Mirka, em comunicado.

A atual caldeira, bem como a de reserva a fuelóleo leve, serão substituídas por um sistema baseado em aquecimento do solo e energia solar. “A caldeira existente permanecerá como reserva juntamente com a nova solução energética.

Serão perfurados 80 poços na zona adjacente para formar um campo de geoenergia para obter calor do solo. Além desses poços de 350 metros de profundidade, o campo também acomodará uma usina solar de 2,5 MWp.

“No atual centro de energia, serão instaladas bombas de calor e uma caldeira elétrica para substituir as antigas caldeiras a óleo. O projeto recebeu financiamento NextGenerationEU da União Europeia”, revela.

Energia renovável local

O desenvolvimento sustentável está no centro dos negócios da Mirka, que “procura favorecer as energias renováveis ​​locais e as parcerias locais, bem como aumentar a autossuficiência na sua produção de energia”, afirma. “Esta solução energética da Adven é a combinação perfeita para as necessidades da Mirka”, garante.

Após a implementação de uma solução energética baseada em geoenergia bem-sucedida na fábrica de Jakobstad, “queríamos continuar as discussões sobre um projeto semelhante também na nossa fábrica de Oravais”, revela. “Queríamos livrar-nos de cada gota de petróleo”, diz Jari Lemberg, diretor de escritório do projeto Mirka.

O responsável vai mais longe: “Neste caso, também aproveitamos o projeto de caldeira elétrica e energia solar em andamento na fábrica de Jepua. As oportunidades e desafios da produção de energia podem sempre ser resolvidos em conjunto e a nossa cooperação com a Adven não é apenas comercial, mas, também, uma parceria plena”.

Duas décadas de parceria

A Adven produz energia para a fábrica de Oravais desde 2000. “Durante os 20 anos de parceria, a produção de calor passou por uma transição energética: primeiro do óleo combustível para o aquecimento, mais tarde foi adicionada uma solução de recuperação de calor e, agora, a produção de calor baseia-se, exclusivamente, em energias renováveis”, sublinha a Mirka.

“Esta solução energética é económica e neutra em carbono. Ao mesmo tempo, apoia a ambição da Mirka de ser autossuficiente na sua produção de energia”, remata Anssi Juvonen, gestor de Vendas do Setor Imobiliário da Adven.

Mais sobre a Mirka aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Internacional

Ligeiros