powered by

Exportações de componentes cresceram 7,3% em dezembro

De acordo com a AFIA, as exportações de componentes para automóveis registaram, em dezembro de 2020, um crescimento de 7,3%, naquela que foi a sexta subida consecutiva.

Uma demonstração de capacidade e resiliência do setor. É, desta forma, que a AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel) começa o comunicado alusivo aos mais recentes dados da exportação de componentes para automóveis.

“A indústria de componentes para automóveis vem, uma vez mais, demonstrar a sua capacidade de resiliência através da extraordinária recuperação da forte queda que registou no primeiro semestre de 2020”, pode ler-se no mesmo documento.

De acordo com a AFIA, no mês de dezembro do ano transato as exportações cresceram 7,3% relativamente ao período homólogo de 2019, o que traduziu, pelo sexto mês consecutivo, um aumento. Aliás, este foi mesmo o melhor mês de dezembro de sempre, com as exportações a aumentarem para 677 milhões de euros.

Sabia que…

a AFIA, 100% financiada com recursos privados (sobretudo quotas dos associados), congrega, há mais de 50 anos, os fornecedores da indústria automóvel localizados em Portugal?

No entanto, no total do ano de 2020 as exportações de componentes para automóveis ficaram-se pelos 8,6 mil milhões de euros, o que demonstrou que, apesar da forte subida de 5,3% registada no segundo semestre em relação a 2019, não compensou a queda acentuada do primeiro semestre, altura em que as vendas tiveram uma derrapagem de 25,7%.

Desta forma, as exportações, no total de 2020, desceram 10,8% em relação ao ano de 2019, sendo que, em termos absolutos, as vendas ao exterior diminuíram mil milhões de euros em 2020 quando comparados com o ano anterior.

Perante estes resultados, confirma-se que as exportações de componentes para automóveis, apesar do meio envolvente tão adverso, resistem melhor face à queda da produção automóvel na Europa.

“Facto que demonstra, sem dúvida, a competitividade e capacidade de resiliência da indústria portuguesa de componentes para automóveis”, refere o comunicado. Que termina, lembrando que os cálculos da AFIA têm por base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens, divulgadas a 9 de fevereiro, pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFATA_store_300x150_m2liquimoly_300x150_mLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade