Em ano de celebração, o Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que se realizará de 8 a 10 de novembro, na Exponor – Feira Internacional do Porto, será marcado pela comemoração dos 10 anos de criação da expoMECÂNICA.
“É uma data marcante. E como forma de agradecimento a todos aqueles que fizeram desta a cimeira maior do aftermarket automóvel nacional, preparámos uma prenda (entre muitas) para o setor: o lançamento do livro “A História do Pós-Venda Automóvel em Portugal”, antecipa José Manuel Costa, diretor-geral da Kikai Eventos, organizadora do certame.
Trata-se de uma obra de vulto (230 páginas), da autoria de João Vieira e José Barros Rodrigues, que visa preservar a memória coletiva do setor e celebrar o legado de todos aqueles que, com engenho e perseverança, elevaram a reparação automóvel a um patamar de excelência.
Espaço de inovação
“Sempre grata a todos os que fazem parte da história da feira”, a organização lança, igualmente, um olhar sobre o futuro do aftermarket, com a criação na feira do espaço Oficina do Futuro, onde será possível ter um vislumbre do amanhã do setor.
“É o acontecimento maior no patamar da inovação desta edição, a Oficina do Futuro. Trata-se de um espaço onde a conectividade e a Internet das Coisas (IoT) promete transformar completamente a maneira como oficinas, operadores e clientes se conectam e interagem”, refere o comunicado.
“Este projeto inovador surge como uma resposta às transformações que estão a redefinir o setor automóvel e a forma como os veículos comunicam com o mundo”, explica a organização da feira.
Através de um passeio virtual, durante a 9.ª edição da expoMECÂNICA, os visitantes ficarão a conhecer, em primeira mão, como o futuro da reparação automóvel está a ser moldado: da deteção de avarias à interação, em tempo real, com a oficina, passando pela distância.
A Oficina do Futuro da expoMECÂNICA mostrará como os profissionais poderão prever reparações e agendar intervenções com uma precisão nunca vista, minimizando o tempo de inatividade e maximizando a satisfação dos clientes.
Evolução do certame
O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que passou a bienal e teve uma edição cancelada por causa da pandemia de covid-19, está num ano de consolidação e de acerto de datas no calendário internacional.
Ocupa um espaço importante enquanto ponto de encontro para os profissionais do setor da reparação e do pós-venda automóvel, ajudando a fortalecer laços internacionais.
“A evolução tem sido notável em toda a linha. A menos de um mês da feira, estamos com praticamente todo o espaço vendido e seguros de que vamos ter casa cheia, salienta Sónia Rodrigues, diretora comercial da expoMECÂNICA.
À data de hoje, a mostra tem garantida a participação de 261 expositores, dos quais 85 estrangeiros, em representação de 13 países. A maior comitiva vem de Espanha (40 empresas), mas o certame conta, igualmente, com delegações empresariais de Itália, França, Luxemburgo, Turquia, Alemanha, Países Baixos, Polónia, China, Israel, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul.
“Estou certa de que a presente edição alavancará muitas novidades em termos de produtos e serviços, muitas surpresas para os participantes e visitantes, muitos negócios e bons resultados para os expositores. E, claro, sempre com o foco de corresponder às expectativas dos profissionais visitantes da feira”, sintetiza ainda Sónia Rodrigues.
Mais sobre a expoMECÂNICA aqui.