Para conhecer a empresa britânica Exmoor Trim, é preciso recuar a 1946. A Segunda Guerra Mundial terminara há pouco tempo e o jovem designer Bert Gostling acabara de iniciar a sua carreira na fábrica de Solihull, da empresa Rover.
“Uma das suas primeiras tarefas foi trabalhar um veículo experimental com tração às quatro rodas baseado no Jeep americano. Dois anos depois, aquele protótipo distinto com volante central evoluíra para o Land Rover original da Série I”, recorda a empresa. “O resto, como dizem, é história”, acrescenta.
Desde então, a Land Rover conquistou uma reputação incomparável ao longo de seis décadas. E a família Gostling também. “Na verdade, a história de sucesso dos ‘Gostlings’ espelha a da Land Rover de uma forma estranha. Bert cresceu – acabou como Engenheiro de Design Sénior da Land Rover – casou-se e o seu filho, Lew, acabou por seguir os passos do pai, naqueles famosos portões de fábrica, em Lode Lane, Solihull”, revela.
Lew Gostling começou a sua carreira profissional no desenvolvimento de acabamentos e chegou a responsável de acabamentos experimentais. “Ninguém sabia mais sobre assentos Land Rover do que Lew. O filho de Lew, Julian Gostling, acabou por deixar Solihull rumo a Devon, onde montou a sua própria empresa de assentos, capas e acabamentos para Land Rover, enquanto o seu pai continuou com Trakkers em Solihull”, confidencia a Exmoor Trim.
Parceira da Motormáquina
Hoje, a Exmoor Trim é famosa em todo o mundo pelos seus produtos, que abrangem todos os modelos e incluem 62 anos de desenvolvimento da Land Rover. E é parceira da empresa portuguesa Motormáquina.
A empresa familiar, agora dirigida pela terceira geração, ainda tem uma queda pela Série I original, que Bert Gostling ajudou a lançar na Grã-Bretanha do pós-guerra. “Em 1948, o sol ainda não se havia posto no Império Britânico, que se estendia em redor do globo. A Grã-Bretanha tinha uma merecida reputação de excelência em engenharia e design – qualidades que o neto de Bert e o diretor administrativo da Exmoor Trim, Julian Gostling, ainda prezam hoje”, recorda a empresa.
Julian está orgulhoso do facto de os produtos da sua empresa abrangerem essas décadas para servir todos os Land Rover. E está particularmente orgulhoso dos assentos e capotas da Série I.
“A nossa equipa qualificada entende exatamente o que é necessário e garante que todos os nossos assentos e capotas sejam feitos com cuidado e atenção aos detalhes”, garante Julian. “Ainda oferecemos assentos e capas de pré-produção, com janelas de gaze de latão a capuzes iniciais tipo cadarço, bem como capas Mohair para o mais recente Defender adequado para qualquer restauração ou atualização”, acrescenta.
Experiência com história
A sinergia da empresa com o Range Rover Classic remonta a 1970, quando Lew e Bert Gostling trabalharam em muitos dos principais recursos desse design clássico, tão procurado e admirado hoje. Bert Gostling foi fundamental na maioria dos painéis da carroçaria e no design do chassis, além da introdução de muitos outros recursos importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=JTYU0FSGRVQ&t=23s
Lew Gostling desenvolveu o acabamento interno do Classic Range Rover. Os bancos Velar na época eram inovadores em tecnologia in mould e Lew também criou o acabamento nos modelos posteriores de quatro portas.
Atualmente, a Exmoor Trim ainda mantém todos os padrões originais do Range Rover Classic e fez um grande esforço para lançar esta gama de interiores autênticos – com muitos novos itens difíceis de encontrar – ainda em desenvolvimento.
“A gama foi produzida a partir de todos os nossos dados históricos e do conhecimento que temos. Isso permite-nos oferecer peças de acabamento interno tão boas quanto as originais. O desenvolvimento de ferramentas para muitas dessas peças de acabamento antigas, para garantir que a precisão seja consistente com a época, materiais e tecidos, tem sido um verdadeiro desafio, trabalhando com vários fornecedores originais. Acompanhá-los tem sido uma jornada maravilhosa que Lew e eu gostamos muito”, conta Julian Gostling.
Mais sobre a Motormáquina aqui.