“Durante o ano de 2024, houve 6.733 inscrições para cursos na rede de oficinas Euromaster, ou seja, cinco vezes mais do que em 2023. Para além da assistência à mobilidade, a segurança esteve no centro das ações”, adianta o comunicado.
“Em 2024, a Euromaster aumentou em 18% o número de horas de formação dos seus colaboradores e franqueados, na Península Ibérica, o que multiplicou por cinco o número de inscrições — de 1.300 em 2023 para 6.733 em 2024”, acrescenta.
Este aumento deveu-se, segundo diz, “à implementação de uma nova plataforma de formação 360°, que proporcionou a todos os centros da rede especialista em cuidados e manutenção integral de veículos uma maior flexibilidade no acesso a um vasto catálogo formativo”.
Do total de formações realizadas, cerca de 70% foram dedicadas a sessões técnicas e práticas sobre métodos de trabalho e gestão de oficina. Nestas ações, foi dada especial atenção à criação de um ambiente de trabalho seguro, no qual a saúde dos colaboradores está no centro. Para isso, a maioria dos profissionais participou em várias formações que colocam a segurança na oficina em primeiro plano.
Satisfação superior a 99%
Iván Llanos, diretor de Recursos Humanos da Euromaster para Portugal e Espanha, dá conta que “as mais de 500 ações de formação, dirigidas aos colaboradores da nossa rede, tiveram como foco principal as necessidades que as oficinas enfrentam no seu dia a dia”.
E vai mais longe: “No total, foram registadas 6.733 inscrições, com um índice de satisfação superior a 99% por parte dos nossos profissionais — um dado que, sem dúvida, comprova a qualidade e a utilidade das diferentes formações que ministramos”.
Nos diferentes cursos ministrados, foram abordados diversos temas, nomeadamente os relacionados com os sistemas de antipoluição dos motores modernos, com ênfase na manutenção e nas possíveis avarias de componentes e sistemas, como a válvula EGR (recirculação dos gases de escape), o filtro de partículas e o AdBlue.
“Além disso”, pode ler-se no mesmo documento, “nestas formações foram realizadas demonstrações práticas com veículos reais, através das quais os participantes aprenderam a diagnosticar este tipo de avarias, atualmente tão comuns”.
Por outro lado, face à crescente importância dos veículos da “nova mobilidade”, os profissionais da rede Euromaster têm vindo a adquirir conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitem prestar assistência a automóveis, motos, bicicletas e trotinetes elétricas, com especial atenção aos pontos críticos.
“Tratando-se de novas tecnologias, o compromisso da Euromaster é garantir que os seus colaboradores possam prestar assistência a estes veículos com total segurança e formação adequada”, enfatiza.
Visitas regulares
Por fim, muitas das formações centraram-se, também, na manutenção adequada dos sistemas técnicos essenciais que garantem a segurança rodoviária de todos os veículos, com especial atenção a componentes fundamentais, como os pneus, os travões, as suspensões e a direção.
“Numa atividade tão dinâmica como a profissão de mecânico, a atualização e a formação contínua são cruciais. Na Euromaster, apostamos, firmemente, nesse compromisso”, reforça Iván Llanos.
A nota de imprensa dá ainda conta que “a formação disponibilizada pela Euromaster é ministrada por uma equipa de profissionais altamente qualificados, responsável por assegurar a homogeneidade na qualidade do serviço prestado pelas oficinas ao cliente final”.
E remata: “Após a conclusão das diferentes ações formativas, esta equipa de formadores da Euromaster realiza visitas regulares às oficinas, com o objetivo de verificar como a formação adquirida está a ser aplicada, garantindo a correta implementação e esclarecendo eventuais dúvidas que possam surgir”.
Mais sobre a Euromaster aqui.