Com a chegada da época de Natal e o aumento significativo das deslocações nas estradas portuguesas, a Euromaster, especialista em manutenção integral de veículos, reforça a “importância de garantir que o sistema de travagem se encontra em perfeitas condições”.
Sendo um dos elementos mais essenciais para a segurança, os travões “exigem atenção redobrada antes de viagens mais longas, seja em percursos urbanos ou em estrada aberta”, recorda a empresa, em comunicado.
Três sinais
“Existem três sinais claros que podem indicar que algo não está a funcionar corretamente no sistema de travagem”, avisa. “O primeiro está relacionado com a sensação do pedal: se este se apresentar mais duro ou mais macio do que o habitual, pode ser um indício de que o líquido dos travões necessita de substituição”, diz.
“O segundo prende-se com a presença de ruídos ou vibrações ao travar, normalmente associados a discos deformados ou desgastados”, continua. O terceiro? “O aumento da distância de travagem é um sinal evidente de que as pastilhas podem estar gastas ou com o material cristalizado, comprometendo a eficácia da travagem”.
Risco acrescido
Circular com os travões em mau estado representa um risco acrescido em qualquer contexto de condução. “Em cidade, uma travagem ineficaz pode tornar-se crítica perante um semáforo inesperado ou um peão na via. Em estrada aberta, as consequências podem ser ainda mais graves, colocando em risco não só o próprio condutor como outros utilizadores da via”, conclui a Euromaster.
Mais sobre a Euromaster aqui.