powered by

Eurol dá seis conselhos para evitar problemas com o filtro de partículas

Ciente da importância dos filtros de partículas nos veículos Diesel, a Eurol dá, agora, seis conselhos para evitar problemas graves com este componente.

Os filtros de partículas são fundamentais e retêm mais de 95% das partículas prejudiciais que existem na atmosfera. “As partículas dos veículos Diesel poluem o ar e são prejudiciais à saúde e ao ambiente”, começa por alertar a Eurol.

“Contribuem para a formação de partículas finas no ar, criadas pela combustão incompleta do combustível. A qualidade do combustível também é um fator importante, assim como um sistema de combustível a funcionar corretamente”, afirma.

“No entanto”, acrescenta a empresa, “as partículas permanecem no filtro de partículas”. Mais: “Com o tempo, o filtro ‘enche’. O sistema de gestão do motor garante que a temperatura dos gases de escape seja, temporariamente, aumentada para 600˚C, removendo as partículas que ainda estão no filtro, queimando-as”, explica.

“Este processo é denominado de regeneração. A vida útil do filtro de partículas é altamente dependente da correta regeneração. Se tal não acontecer, o filtro de partículas, eventualmente, ficará entupido. Quando ficar muito cheio, o indicador do filtro de partículas acenderá”, avisa.

“Além disso, o motor pode gerar menos potência, ficar limitado ou não conseguir acelerar. Um filtro de partículas tem uma vida útil de 130 mil a 200 mil km. Quanto melhor estiver o veículo e o filtro de partículas, mais tempo ele durará”, acrescenta a Eurol, que “oferece” seis dicas para evitar problemas com estes componentes fundamentais para o veículo.

Mais sobre a Eurol aqui.

Não conduza a baixas rotações

Muitos pensam que se deve conduzir a baixas rotações, mas a Eurol acredita que “a prática mostra que isso nem sempre é uma uma coisa boa”.

E vai mais longe: “Muitos condutores circulam num limite de rotação muito baixo, o que significa que o motor aquece muito lentamente e que o processo de regeneração não é iniciado. Ou seja, as partículas não são queimadas porque a regeneração não ocorre. Com o tempo, a acumulação de partículas fará com que o filtro entupa”.

Faça percursos maiores

Se o condutor percorrer distâncias mais longas, o motor pode atingir a temperatura ideal de funcionamento e o processo de regeneração (a queima real do filtro de partículas) pode ser concluído. Se esse processo for interrompido continuamente, por exemplo, ao percorrerem-se curtas distâncias ou apenas em ambientes urbanos, o filtro de partículas fica entupido mais rapidamente.

Utilize o óleo de motor certo

A eficácia e, particularmente, a vida útil dos filtros de partículas em motores Diesel e a gasolina são parcialmente determinadas pela escolha do óleo. “Escolher o óleo de motor correto é, igualmente, importante”, alerta a Eurol.

“Recomendamos o uso de óleo de motor ‘mid SAPS’ ou ‘low SAPS’ em veículos com filtros de partículas. SAPS significa cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre”, explica. “Teremos o maior prazer em aconselhá-lo sobre como escolher o tipo de óleo correto”, acrescenta.

Verifique o filtro de partículas

“Ao fazer a manutenção do seu automóvel, certifique-se de que o filtro de partículas é verificado corretamente. A sua oficina local pode fazê-lo com o recurso a um equipamento de diagnóstico. Tal revelará o quão cheio está o filtro de partículas e se precisa ou não de ser limpo”, avisa ainda a empresa.

Recorra a um aditivo de limpeza de DPF

“Use um aditivo para fazer a manutenção preventiva do filtro de partículas. O Eurol Diesel DPF Cleaner Plus foi projetado para facilitar a regeneração do filtro de partículas Diesel quando este tem uma carga acima da média”, aconselha a empresa.

Segundo acrescenta, este produto recorre a um “catalisador à base de combustível para diminuir a temperatura de regeneração de 600°C para 400°C de modo a queimar carbono com maior facilidade. O uso preventivo e regular deste aditivo pode evitar problemas com o filtro de partículas”, garante a Eurol.

Faça a manutenção do sistema de combustível

O último conselho passa pela manutenção do próprio sistema de combustível do automóvel com um “aditivo”. Para isso, “oferecemos diversos produtos: Limpador de Sistema Eurol Diesel e Limpador por Injeção Eurol Diesel”, revela.

“O Limpador de Sistema Eurol Diesel limpa todo o sistema de combustível e atua, preventivamente, contra a corrosão e condensação no tanque de combustível. Já o Eurol Diesel Injection Cleaner, é um aditivo Diesel para limpar e proteger os injetores a gasóleo”, conclui a empresa.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFSonaxliquimoly_300x150_mFebi BilsteinBlueprintSWAG_300x150

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade