A Bentley apresentou os novos Continental GT S e GTC S, inspirados na edição limitada Supersports, que alargam a oferta da gama Continental. “Combinando uma presença visual marcante com o mais recente sistema de propulsão híbrido e a tecnologia de chassis do Continental GT Speed, os modelos S são, claramente, orientados para condutores focados na performance”, adianta a marca de Crewe.
“A quarta geração dos Continental GT S é a mais rápida e potente de sempre a ostentar o emblema S, nascida da mesma filosofia centrada no condutor que define o Supersports”, acrescenta.
Com 680 cv e 930 Nm, o sistema High Performance Hybrid dos novos modelos S é 130 cv mais potente do que o da geração anterior do GT S. “Quando totalmente explorado, proporciona uma aceleração fulgurante, cumprindo o arranque dos 0 aos 100 km/h em 3,5 s e atingindo uma velocidade máxima de 306 km/h, sempre acompanhado pela envolvente sonoridade do sistema de escape desportivo, que acentua o ritmo característico do V8 de 4,0 litros”, garante a Bentley.
Segundo diz, “sendo um verdadeiro prodígio da engenharia no que a sistemas de propulsão avançados diz respeito, o High Performance Hybrid supera mesmo os valores de potência, de binário e de performance do W12 Speed da geração anterior — mantendo ainda a capacidade de percorrer até 80 km em modo totalmente elétrico”.
Configuração AWD avançada
A complementar o avançado sistema de propulsão dos novos. Modelos S está uma afinação de chassis anteriormente exclusiva dos modelos GT Speed e GT Mulliner, integrando o Bentley Performance Active Chassis.
“Este inclui tração integral ativa, amortecedores de válvula dupla, sistema de vetorização de binário (da frente para trás e entre eixos), sistema de barras estabilizadoras ativas Bentley Dynamic Ride de 48V, nova geração de software do controlo de estabilidade (ESC) e, pela primeira vez num Continental GT S, um diferencial eletrónico de deslizamento limitado e direção integral”, revela a marca.
E vai mais longe: “Trata-se da configuração AWD mais avançada e focada no condutor alguma vez desenvolvida pela Bentley, concebida para oferecer a máxima capacidade desportiva”.
Esta configuração permite ao condutor aceder a uma gama ainda mais alargada de modos de condução e de comportamentos em estrada ou em circuito. Com o sistema ESC totalmente ativo, a tração é controlada para inibir a sobreviragem.
ESC totalmente desligado
Em modo “Dynamic”, o veículo permite um certo deslizar do eixo traseiro, possibilitando ao condutor controlar a atitude em curva, mantendo, simultaneamente, a confiança necessária para corrigir a trajetória sempre que necessário.
O sistema ESC pode, também, ser completamente desligado, permitindo ao condutor equilibrar o comportamento em curva através do acelerador, para uma experiência de condução verdadeiramente entusiasmante.
“O carácter desportivo dos novos modelos S é imediatamente evidente ao primeiro olhar. A especificação Blackline reforça o visual do spoiler dianteiro inferior escurecido, com grelhas em preto brilhante, enquanto os emblemas Bentley e a inscrição BENTLEY em preto definem o tom, conferindo a estes modelos uma postura determinada, elegante e poderosa”, enfatiza a marca.
“A complementar estes elementos visuais de performance surgem as capas dos espelhos retrovisores em preto Beluga, as extensões das soleiras e o difusor traseiro. Os faróis de LED matrix, com tonalidade escura e o detalhe de design Precision, da Bentley, são partilhados, exclusivamente, com o GT Speed”, afirma.
Na traseira, a especificação S inclui farolins escurecidos e saídas de escape com acabamento escuro para o sistema de escape desportivo. Embora as jantes de 22” com 10 raios curvos sejam, de série, em prateado, os Continental GT S estão disponíveis com várias opções de jantes, incluindo versões em preto brilhante com superfícies maquinadas e uma variante totalmente em preto brilhante.
“O mesmo rigoroso cuidado com o detalhe foi aplicado ao interior, conferindo aos Continental GT S uma identidade visual própria e distinta. A decoração bicolor dos estofos é exclusiva destes modelos e, em conjunto com o design canelado dos bancos, cria um ambiente de condução funcional e orientado para a performance”, pode ler-se no mesmo documento.
“Já o tecido técnico Dinamica, de toque agradável, é utilizado em pontos-chave de contacto, incluindo o volante, a alavanca da caixa de velocidades, os bancos e as inserções nas portas”, acrescenta.
“O acabamento em Piano Black, de série, reflete o tema de design exterior da especificação Blackline, embora estejam disponíveis como opção fibra de carbono de alto brilho e mais acabamentos. Outras opções incluem estofos em pele integral e a especificação de cromados interiores escurecidos para todos os elementos metálicos”, anuncia.
Posicionamento distinto
“Do bem-estar focado do Azure à performance máxima do GT Speed, o grand tourer da Bentley assume muitas expressões — cada uma adaptada aos valores de quem o conduz”, sublinha.
E conclui: “Agora, um conjunto exclusivo de design exterior, especificação interior e chassis dinâmico confere aos novos Continental GT S um posicionamento próprio e distinto dentro da gama. Com estética desportiva e ênfase no puro prazer de condução, os modelos S alargam ainda mais a oferta do grand tourer de referência”.
Mais sobre a Bentley aqui.