Equipas da Eurol prontas para o Rali Dakar 2025

De 3 a 17 de janeiro, o rali de todo-terreno mais difícil do mundo regressa, pela sexta vez, à Arábia Saudita, contando com 12 etapas e mais de 5.000 km de especiais.
Check-up Media Eurol Dakar GAZOO

A 47.ª edição do Rali Dakar, que decorrerá de 3 a 17 de janeiro de 2025, na Arábia Saudita, acolhe esta mítica prova pela sexta vez. “O programa inclui 12 etapas e mais de 5.000 km de especiais, incluindo uma etapa maratona. Em suma, há muitos desafios e aventuras pela frente. As equipas apoiadas pela Eurol estão prontas para causar impacto no rali mais difícil do mundo”, adianta o comunicado.

“Este ano, a TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA) vai colocar uma equipa de quatro carros na classe T1+. Todas as unidades correrão na versão mais recente do Toyota GR DKR Hilux Evo”, acrescenta.

Segundo diz, “embora a versão de 2025 se mantenha fiel ao design básico comprovado e fiável que já alcançou diversas vitórias, foram feitos alguns refinamentos”.

E vai mais longe: “Os automóveis serão equipados com os melhores lubrificantes, incluindo óleo de motor Eurol Specialty Racing 0W-40, óleo de transmissão Eurol Specialty Racing 75W-140, líquido de travões Racing e diversas massas lubrificantes especiais. Estes lubrificantes também desempenharam um papel fundamental na redução do desgaste e na melhoria do desempenho em vitórias anteriores no Dakar”.

Entre os participantes da Toyota, estarão o antigo vencedor do Dakar, Giniel de Villiers, com o navegador Dirk von Zitzewitz, Henk Lategan, com o navegador Brett Cummings, Guy Botterill, com o navegador Dennis Murphy, e Saood Variawa, com o navegador Francois Cazalet.

Equipa Jongbloed ausente

O jovem talento do rali Henk Lategan teve de desistir no ano passado devido a uma lesão no ombro, mas provou estar de volta à melhor forma depois de vencer o campeonato sul-africano de rali-raid. Guy Botterill, que terminou como o melhor rookie com um sexto lugar na classificação geral no ano passado, já demonstrou o seu potencial.

Check-up Media Eurol Dakar

“A equipa Jongbloed Dakar, que, normalmente, participaria com dois camiões híbridos, infelizmente não participará nesta edição do Rali Dakar. Além do experiente piloto Gert Huzink, o seu primo Kay Huzink estava pronto para se estrear no rali mais difícil do mundo”, revela a Eurol.

“No entanto, devido às regras recentemente ajustadas pela FIA internacional, que impõem os mesmos requisitos aos camiões híbridos e aos automóveis híbridos, não é tecnicamente viável implementar estas modificações a tempo”, esclarece.

Muitas mudanças ocorreram na Eurol Rally Sport este ano. Depois de garantir uma excelente terceira posição e de ser o melhor dos Países Baixos no Rali Dakar 2024, Mitchel van den Brink decidiu mudar completamente de rumo.

Juntamente com o seu pai, Martin van den Brink, vai começar com dois camiões IVECO completamente novos da MM-Technology, empresa do vencedor do Dakar Martin Macik. Objetivo? Vencer o Rali Dakar 2025.

Estes camiões são, aproximadamente, 1.000 kg mais leves e estão equipados com as mais recentes tecnologias que já foram comprovadas no Rali Dakar nos últimos anos.

“Ambos os camiões utilizarão óleo de motor Eurol Specialty Racing 10W-60, óleo de transmissão Racing 75W-140, Racing ATF, diversas massas lubrificantes especiais e aditivos. Orgulhamo-nos de ser o principal patrocinador e patrocinador oficial desta equipa de topo dos Países Baixos”, conclui a nota de imprensa.

Mais sobre a Eurol aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Atualidade