Em março de 2021, a Eni atingiu um objetivo importante no campo dos lubrificantes industriais ecológicos, obtendo a Certificação Ecolabel para o óleo hidráulico Eni Arnica EAL 46, o primeiro lubrificante italiano a obter a certificação de acordo com os novos critérios da Instrução Europeia n.° 2018/1702.
A Eni dá a sua contribuição para a transição energética em direção a um futuro de “baixo carbono” e ambientalmente consciente, incluindo produtos “amigos” do ambiente no seu portefólio.
Graças a décadas de experiência técnica no campo dos lubrificantes, combinada com a sua investigação de ponta no domínio das tecnologias sustentáveis, a Eni é, hoje, capaz de oferecer óleos industriais ecológicos adequados para a lubrificação de equipamentos que trabalham em áreas ecologicamente sensíveis: área marinha e de lagos, terras agrícolas, pedreiras e reservatórios hidroelétricos ou áreas urbanas de importância histórica.
EU Ecolabel é uma certificação voluntária, baseada num sistema de critérios seletivos e definidos numa base científica, que tem em consideração os impactos ambientais dos produtos ou serviços ao longo do seu ciclo de vida.
Em Itália, a Certificação Ecolabel é emitida pela ISPRA (Instituto de Proteção e Investigação Ambiental), instituição criada com a função de apoiar o Ministério do Ambiente. O objetivo do sistema de certificação é promover os produtos com elevado desempenho ambiental.
O Eni Arnica EAL 46 é formulado com matérias-primas de fontes renováveis, tem elevada biodegradabilidade, baixa toxicidade no ambiente aquático e baixo potencial de bioacumulação. Além disso, cumpre os requisitos de desempenho da ISO 15380 HEES, superando testes específicos para avaliar a resistência do produto à degradação térmica, oxidativa, hidrolítica e a capacidade de proteger as máquinas contra o desgaste.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade