Ecossistema de mobilidade em destaque no Automotive Summit da OPCO

Sexta edição da cimeira aborda o ecossistema do setor automóvel nas áreas da mobilidade, fabricantes e construtores, serviços de apoio e pós-venda.
Check-up Media OPCO Automotive Summit

A sexta edição do Automotive Summit, da OPCO, acontecerá de 29 a 31 de outubro em Águeda. Três dias e três espaços da cidade dedicados à partilha de informação, ao debate e ao networking neste evento especializado e promovido pela empresa de consultoria, formação e auditoria a operar em Portugal desde 2006.

O tema da edição de 2024 é o ecossistema do setor automóvel nas suas quatro grandes áreas: “Mobilidade”, “Fabricantes e Construtores”, “Serviços de Apoio” e “Pós-venda”.

“A indústria automóvel em Portugal tem uma expressão significativa, mas caracteriza-se, essencialmente, por multinacionais ou por empresas nacionais que produzem aquilo que outros desenvolvem”, começa por explicar Pedro Silva, diretor-geral da OPCO.

“Há um elevado grau de exportação e uma dependência de quem desenha os produtos, os grandes OEM ou os grandes Tier 1 da indústria, que são quem define as regras. Para conseguirmos que Portugal desempenhe outro papel a nível nacional e internacional, temos de nos unir e de especializar-nos. Também para isso serve o Summit, para além de partilhar conhecimento, experiência e novas tendências”, sublinha o responsável.

Partilha de informação

O palco do primeiro dia, 29 de outubro, é o Centro de Artes de Águeda. O programa conta com apresentações, debates, entrevistas e termina com a realização de visitas a unidades fabris. Vão ser explorados temas como internacionalização, sustentabilidade na indústria automóvel, standards VDA QMC, normas IATF e Indústria 4.0.

Check-up Media Pedro Silva OPCO

O painel é composto por especialistas como Jorge Rosa, da MOBINOV, José Couto, da AFIA, um representante da AICEP e Assunção Cristas, enquanto keynote speaker, em representação da Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados. Yulia Prakopchick e Teresa Müller-Ott apresentam as normas VDA QMC e Paul Hardiman as normas IATF.

No dia 30 de outubro, o evento passa para o Centro de Inovação e Tecnologia de Águeda e o programa distribui-se pelo auditório e duas salas. Esta é a nova forma de fomentar o networking durante o Automotive Summit, já que as pessoas vão circular entre os espaços sem perder nenhuma das apresentações.

O programa prevê temas como Inteligência Artificial, gestão de cadeia logística, metrologia, conformidade do produto VDA QMC, agenda da microeletrónica e Clube de Auditores. No fim do dia há, novamente, visitas a unidades fabris.

Indústria automóvel

O encerramento do Automotive Summit 2024 é feito pela equipa especializada da OPCO na manhã de 31 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA). Sempre com o foco na qualificação da indústria automóvel e com uma média superior a 1.200 profissionais qualificados por ano, Pedro Silva, Marcelo Cláudio e Vânia Azevedo, todos da OPCO, apresentam duas Masterclasses que “acrescentam valor aos profissionais do setor automóvel”, sublinha Pedro Silva.

O diretor-geral da OPCO considera que “dentro da atividade dos construtores e das cadeias de fornecimento, uma das características da indústria automóvel é a uniformização”. E, para isso, “são exigidas certificações específicas a nível mundial. Para além das entidades presentes no Summit, queremos nestas Masterclasses partilhar a nossa experiência no terreno e conhecimento especializado com todas as pessoas que escolhem estar connosco”, reforça.

Check-up Media OPCO team

A OPCO promove, anualmente, o Automotive Summit com o objetivo de contribuir para o crescimento e a notoriedade do setor automóvel em Portugal e o seu reconhecimento além-fronteiras. O evento teve origem na Conferência Regional da VDA-QMC, em 2018, no Porto.

“Depois da excelente experiência, a OPCO tomou a iniciativa de realizar esta cimeira anual que tem vindo a crescer. As inscrições para o Automotive Summit da OPCO, em Águeda, de 29 a 31 de outubro de 2024, estão a decorrer online, conclui a mesma fonte.

Mais sobre a OPCO aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional