E se o seu veículo lhe fizesse um check-up médico enquanto conduz?

Tecnologia identifica sinais de alerta e atua de forma preventiva ou assume o controlo da viatura em casos graves de ataque cardíaco ou de perda de consciência.

Nunca os veículos foram tão dotados de tecnologia. Mas, desta feita, os conhecimentos incorporados no sistema dos veículos poderá atuar como um médico em tempo real.

Graças ao trabalho desenvolvido pelos alemães da IAV Automotive Engineering, os condutores poderão passar a fazer um check-up médico enquanto conduzem, sendo uma forma de reduzir, categoricamente, os acidentes provocados por eventual doença súbita.

O sistema da empresa especializada em engenharia, em parceria com técnicos da Universidade de Oldenburg, na Alemanha, foi concebido a pensar nos milhares de condutores com problemas de saúde, funcionando como uma espécie de assistente à condução, cuja única função é monitorizar a condição física do condutor, com capacidade para identificar vários sinais de alerta, que vão da falta de ar aos sintomas de ataque cardíaco.

O nome da tecnologia? “The Car That Cares” (em português, o carro que cuida). O equipamento está preparado para ativar todos os procedimentos em caso de emergência, enviando o pedido de auxílio e acionando as funções de assistência e automação do veículo até à imobilização deste em segurança.

“Os assistentes já existentes, como os que monitorizam a fadiga, não sabem praticamente nada sobre o estado de saúde do condutor. Como resultado, não intervêm ou intervêm demasiado tarde em situações de emergência”, explica Mark Busse, responsável de sistemas na IAV.

Desta forma, o assistente de saúde da empresa alemã avalia os dados vitais do condutor, compara padrões de comportamento durante a condução e decide como o veículo pode intervir.

“Consegue-o através de dispositivo semelhante às bandas utilizadas por desportistas, para medir o pulso e a frequência respiratória, que se combinam com os sistemas de inteligência artificial integrados no veículo e ligados a uma infraestrutura responsável pelo tratamento e análise desses dados”, acrescenta ainda fonte da empresa, em comunicado.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mRF AutoSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Pesados

Atualidade