powered by

E se o seu automóvel estivesse equipado com botões táteis 3D?

Empresas TS TECH e Canatu encontram-se a desenvolver botões táteis 3D de última geração para veículos, elevando, assim, a experiência do utilizador e o design a outro patamar.

A japonesa TS TECH Co., Ltd., fornecedora global de bancos e interiores para automóveis e motociclos, e a finlandesa Canatu, criadora e fabricante líder de fios 3D moldáveis ​​e extensíveis, sensores táteis e soluções de aquecimento, encontram-se a desenvolver, em conjunto, botões que refletem as tecnologias que ambas as empresas têm à sua disposição para diversas aplicações em veículos.

O exemplo mais recente consiste num acabamento decorativo para colocar na porta do veículo, onde os comandos táteis 3D controlam os ajustes elétricos do banco, elevando a outro patamar o design e a funcionalidade. Esta solução foi apresentada pelas empresas TS TECH e Canatu no Automotive Interiors Expo 2020 Virtual Live, que decorreu nos dias 1 e 2 de dezembro.

A condução autónoma exige interfaces homem-máquina (HMIs) progressivas que permitam ao condutor recostar-se e maximizar o conforto ao volante. Os bancos e as guarnições das portas assumirão maior importância no desenvolvimento de HMIs, pois são as áreas que se encontram sempre mais próximas do condutor.

Em veículos de nível 3 (automação de condução condicional) e superiores, assume-se que condutor terá uma postura relaxante dentro da sua faixa de rodagem e que estará sempre pronto para assumir o controlo do automóvel se o sistema for incapaz de executar a tarefa.

No entanto, quando o condutor fica nessa posição, o ecrã central do veículo e o painel de instrumentos estão fora do alcance do ocupante. Os bancos e os painéis das portas são os locais ideais para a colocação de interfaces, pois permitem que o condutor controle facilmente as funções mesmo que esteja em posição reclinada.

Fios de sensores táteis capacitivos convencionais podem não ser capazes de suportar a extensão requerida para o processamento tridimensional. Com o exclusivo fio NanoBud de carbono (CNBTM) dobrável e transparente da Canatu, é possível incorporar botões táteis que se adaptam ao formato do puxador do painel da porta.

Previous
Next

Em conjunto com a tecnologia de acabamento de porta decorativo da TS TECH, esta solução oferece uma experiência intuitiva para o utilizador e um design elegante. Os botões táteis dispõem de iluminação que permanece discretamente escondida até que os mesmos sejam ativados.

“Acreditamos que os botões táteis 3D se tornem num componente integral das HMIs no futuro, uma vez que são mais finos e mais leves do que os botões físicos convencionais, apresentam menos restrições em relação ao local onde podem ser instalados e permitem uma ampla gama de possibilidades de design quando combinado com elementos decorativos”, referiu Takahiro Kobori, diretor-geral executivo e diretor executivo da Divisão de Desenvolvimento Corporativo e Engenharia da TS TECH.

“Com a tecnologia tátil 3D da Canatu, praticamente qualquer superfície do veículo pode tornar-se inteligente e funcional. Ao integrar botões táteis 3D nos bancos, nos painéis das portas e em outros interiores, proporcionamos uma experiência de condução mais conveniente e confortável, ao mesmo tempo que oferecemos aos OEMs possibilidades de diferenciação graças ao maior grau de liberdade na conceção do design”, frisou Juha Kokkonen, CEO da Canatu Oy.

Nesta nova solução, apresentada no Automotive Interiors Expo 2020 Virtual Live, as funções encontram-se divididas em áreas de operação superior e inferior, sendo ativadas por intermédio de dois sensores de deteção de pressão localizados ao lado do puxador da porta.

Uma vez ativados, os botões táteis e as luzes acendem-se na respetiva área de operação. Em adição aos ajustes dos movimentos para frente e para trás, a reclinação do encosto do banco pode ser alterada e o banco elétrico pode ser levantado, rebaixado e inclinado para ir ao encontro do conforto do condutor/passageiro. Quando a mão deixa de estar no puxador da porta, os botões táteis são desativados e a iluminação é desligada.


Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura