O Air Dream R AWD, do fabricante Lucid, reclama ter, hoje, a maior autonomia entre os veículos elétricos. De acordo com uma análise da StockApps.com, o modelo tem um alcance de 520 milhas (cerca de 832 km). Valores que superam os do modelo de maior alcance da Tesla em mais de 100 milhas.
Ou seja, o Lucid Air Dream R AWD supera o Model S da Tesla em termos de eficiência energética. Os modelos da marca sediada em Newark têm uma bateria de 118 kWh, que oferece uma autonomia de 4,4 milhas por kWh. Por outro lado, um Tesla com uma bateria de 100 kWh permite percorrer cerca de 4,1 milhas por kWh.
Edith Reads, da StockApps.com, acredita que a Lucid está a preparar terreno para enfrentar a Tesla. “Os veículos elétricos estão a avançar como alternativas viáveis aos carros movidos a gasolina. Mas há uma área em que ainda estão atrasados: a autonomia”, refere.
“Quanto mais eficiente o veículo elétrico conseguir ser, menos limitado será o seu alcance e mais atraente se tornará como alternativa aos veículos movidos a gasolina. A Lucid está ciente disso e está a investir no mercado de veículos elétricos, tendo a eficiência como o seu ponto de venda”, acrescenta.
A conquista da Lucid pode não ser suficiente para destronar a Tesla da sua cobiçada posição como fabricante de veículos elétricos de luxo. Mas poderá ajudar a impulsionar a inovação na tecnologia de armazenamento de energia e (potencialmente) desencadear uma onda de novas start-ups focadas em pesquisa e desenvolvimento no armazenamento de energia. Uma área dominada, hoje, por players antigos, como Panasonic, LG Chem e BYD.