powered by

Dolz explica quando e como instalar uma bomba de água elétrica auxiliar

Utilização principal do componente é fazer circular o líquido de refrigeração através de um tubo de derivação das linhas principais de refrigerante para um núcleo do aquecedor.

A bomba de água auxiliar elétrica é diferente da bomba de água principal, uma vez que o seu motor é controlado eletricamente. “A sua utilização principal é fazer circular o líquido de refrigeração através de um tubo de derivação das linhas principais de refrigerante para um núcleo do aquecedor”, começa por explicar a Industrias Dolz.

Motores com bombas auxiliares elétricas tornam-se mais eficientes, uma vez que geram menos excesso de calor e consumo de óleo. “Embora nem todos os veículos tenham uma, estas bombas são cada vez mais populares em motores modernos de baixa emissão e elevado rendimento que precisam de funcionar dentro de uma pequena faixa de temperatura para manter a sua eficiência”, sublinha.

Qual a sua utilidade?

“As bombas de água elétricas auxiliares são capazes de enviar líquido de refrigeração quente para o núcleo do aquecedor independentemente das rotações do motor, fornecendo ar quente/frio ao habitáculo mesmo quando o motor está em marcha lenta ou desligado. A bomba de refrigerante auxiliar pode continuar a operar enquanto o carro está parado, permitindo que o líquido circule e dissipe totalmente o calor do compressor”, explica a empresa.

Este tipo de bomba de água é essencial para o conforto dos passageiros, uma vez que permite um aquecimento suficiente mesmo quando os passageiros circulam no trânsito ou em baixas rotações. “Além disso, muitos carros modernos usam esta segunda bomba para permitir que o ar condicionado seja utilizado por um período enquanto o motor está desligado”, acrescenta a Industrias Dolz.

Ao contrário da bomba de água principal, esta não funciona o tempo todo. A unidade de controlo eletrónico regulará a bomba auxiliar de acordo com as necessidades do momento. “Para resumir, eis algumas das vantagens: facilita o arrefecimento do veículo conforme o objetivo; economiza combustível; melhora o conforto do passageiro; é eficiente no arrefecimento dos componentes do powertrain; reduz emissões”, revela.

A principal razão pela qual as bombas falham é a idade natural e o desgaste do motor elétrico. “Se tal acontecer, o núcleo do aquecedor não será capaz de aquecer e será necessário substituí-lo. Dentro da idade e desgaste, existem cinco maneiras comuns pelas quais as bombas elétricas auxiliares de água podem falhar”, explica.”

Check-up Media Dolz auxiliary electric water pump 2

“O orifício de drenagem está a deixar libertar refrigerante, indicando que a vedação dinâmica falhou; a bomba de água tem uma fuga para dentro do motor, tornando o óleo diluído; o impulsor da bomba falha e emite um ruído agudo ao entrar em contacto com o alojamento; as galerias na bomba de água ficam obstruídas devido à acumulação de lodo; o motor elétrico falha devido a um curto na fiação, tornando-o inoperável”, elenca.

Complicações potenciais

“Uma bomba de água auxiliar com falha quase nunca causará sobreaquecimento do veículo. No entanto, se inoperante, podem ser observadas algumas das seguintes situações durante a condução. Primeira: não sai nenhum ar quente do aquecedor. Como a sua função principal é fornecer refrigerante quente para o núcleo do aquecedor, o primeiro sintoma de um problema com este componente é nenhum ar quente soprar do aquecedor”, alerta.

“Segundo: o aquecedor apresenta calor flutuante. A temperatura no interior do veículo aumenta ou diminui conforme o modo de condução, especialmente se houver uma diminuição percetível da temperatura com o motor em marcha lenta”, continua a empresa.

“Terceiro: o descongelamento dos vidros não funciona. Quando os vidros embaciam, o modo de descongelamento é responsável por soprar ar quente no para-brisas para uma visão clara. Se a bomba estiver a falhar, as janelas não descongelarão rapidamente”, revela.

“Quarto: som agudo. Vindo de baixo do painel, pode acontecer se houver um curto-circuito na cablagem, fazendo com que a bomba funcione mais rápido do que deveria ou continue a funcionar depois de o motor ser desligado”, diz.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade