powered by

Dolz explica as seis causas e sintomas comuns de falha da bomba de água secundária

As bombas de água secundárias são cruciais para os modernos sistemas de refrigeração, quer em motores de combustão, quer em veículos híbridos e elétricos.

Os sistemas de refrigeração tornaram-se cada vez mais complexos à medida que os fabricantes de veículos continuam a melhorar o conforto e o desempenho dos mesmos. “Por isso, as bombas de água secundárias estão a tornar-se, cada vez mais, essenciais para o funcionamento ideal dos modernos sistemas de refrigeração, quer em motores de combustão, quer em veículos híbridos e elétricos”, explica a Industrias Dolz.

“As bombas de água secundárias, também conhecidas como bombas auxiliares, são o componente principal que causa problemas no sistema de refrigeração do veículo. Embora nem todos os veículos tenham (ainda) uma, essas bombas são cada vez mais populares à medida que os motores se tornam mais eficientes e geram menos calor em excesso”, acrescenta.

“Este tipo de bomba não está conectado ao sistema principal de refrigeração do motor, portanto, não funciona sempre. Em vez disso, fornece líquido de refrigeração suplementar, que circula através de um tubo de desvio para o núcleo do aquecedor quando necessário. E garante a refrigeração do motor elétrico e do inversor que os veículos elétricos e híbridos dispõem”, pode ler-se no mesmo documento.

“As bombas de água secundárias mantêm o líquido de refrigeração, fluindo mesmo quando o motor não está a funcionar, garantindo que haja sempre volume suficiente de líquido para manter o núcleo do aquecedor quente”, adianta a mesma fonte.

Ora, este facto permite que os fabricantes recorram a núcleos de aquecimento maiores, permitindo os seguintes recursos: “Melhorar o conforto do condutor: alguns tipos de motores, como os Diesel, não geram grandes quantidades de calor em funcionamento ou em marcha lenta. O que significa que, a velocidades mais baixas, o líquido de refrigeração no núcleo do aquecedor pode perder calor antes de passar pela saída. A adição de uma bomba de líquido de refrigeração secundária garante um aquecimento ideal mesmo a baixas velocidades”, conta.

“Isso é importante para o conforto dos passageiros, uma vez que permite aquecimento suficiente mesmo quando os passageiros estão a conduzir ou a circular a baixas rotações”, afirma.

Check-up Media Industrias Dolz map

“Além disso, uma bomba de água auxiliar também pode manter o habitáculo aquecido por curtos períodos de tempo, mesmo depois de o condutor desligar a ignição”, acrescenta a Industrias Dolz.

Outra vantagem? “Manter a temperatura da bateria: a gestão térmica representa um desafio singular em veículos total ou parcialmente movidos a bateria. Veículos modernos com acionamento híbrido e sistemas start/stop utilizam baterias que devem ser mantidas numa determinada temperatura operacional para permanecerem eficientes a longo prazo. É aqui que as bombas auxiliares entram em ação, por exemplo, para arrefecer o turbocompressor”, explica.

“A gestão térmica inteligente nesses veículos conta com várias bombas auxiliares, que são acionadas pela ECU quando necessário para uma refrigeração mais direcionada. Estas bombas são ajustáveis ​​individualmente. Cada uma delas é responsável por arrefecer uma área diferente e pode falhar ou ser substituída sem afetar as demais”, concretiza.

No quadro baixo, a Industrias Dolz indica os seis principais sinais e causas de falha na bomba de água auxiliar.

Desempenho do aquecimento flutuante

Se a bomba de água secundária do veículo não estiver operacional, provavelmente levará a um desempenho reduzido ou flutuante do aquecedor a baixas velocidades e em marcha lenta. O que também pode afetar a função de desembaciamento do vidro, fazendo com que o modo de descongelação não funcione.

Zumbido sob o painel

Se houver um problema elétrico com a bomba de líquido de refrigeração secundária, esta pode funcionar mais rápido do que deveria ou continuar a funcionar depois de desligado o motor.

Isso resultará num zumbido de alta frequência. Tal indicia um curto-circuito na cablagem que alimenta a bomba de água auxiliar e é um indicador importante da necessidade de substituição.

Idade e desgaste

Como todos os componentes móveis e rotativos, as escovas desgastam-se e os rolamentos são curtos. A causa mais comum da falha da bomba de água é, simplesmente, a idade e o desgaste do seu motor elétrico. Com o tempo, a maioria das peças de um automóvel ou camião, incluindo bombas auxiliares, começa a partir devido ao desgaste constante.

Sobreaquecimento

Problemas de sobreaquecimento podem afetar a vida útil de qualquer bomba de água. Muito calor no motor pode causar problemas com o sistema de refrigeração. O sobreaquecimento pode acelerar a falha da bomba de água auxiliar, uma vez que o aumento das pressões do sistema de refrigeração pode forçar o líquido a passar pelas vedações do eixo.

Líquido de refrigeração baixo ou degradado

Líquido de refrigeração baixo pode causar a falha de uma bomba. Se circular pouco líquido pelo circuito, a ventoinha puxará calor suficiente para fora do mesmo e fará com que o núcleo do aquecedor arrefeça.

Além disso, se o fluido do sistema de refrigeração não for mantido adequadamente ou se for misturado com fluidos impróprios, como água, ocorrerá corrosão, reduzindo a eficiência da bomba.

Bomba defeituosa ou instalação inadequada

Uma bomba auxiliar defeituosa ou instalada incorretamente, num momento inicial, começará a apresentar os sintomas de mau funcionamento descritos anteriormente. Investir numa marca de qualidade e compatível, bem como ter atenção a todas as especificações individuais de montagem, garantirá o correto funcionamento do sistema de refrigeração do veículo.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.sparks & sparksEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade