A distribuição é composta por um conjunto de peças mecânicas (correia, polias, tensores e, dependendo do fabricante, também bomba de água) e é responsável por sincronizar o movimento entre a árvore de cames e a cambota.
Por outras palavras, entre pistões e válvulas. A sincronização correta e perfeita entre as peças é importante para o bom funcionamento do sistema, evitando, assim, avarias graves no motor. Além disso, estes componentes garantem, também, a correta ventilação do motor.
O erro que, por vezes, se comete é ter em consideração apenas a indicação do fabricante quanto à quilometragem para a substituição da distribuição. Mas há mais fatores que devem ser tidos em conta e que influenciam muito o desgaste desses componentes.
https://www.youtube.com/watch?v=VsBpukSg69o
Muitas distribuições dão problemas antes do tempo previsto, causando onerosas reparações. Por exemplo, não é a mesma coisa viajar 150.000 km em autoestrada ou em circuito urbano. Neste último caso, os componentes da transmissão estão sujeitos a elevados esforços ao arrancar e travar, ao trabalhar com temperaturas inadequadas e ao percorrerem muitos quilómetros enfrentando congestionamentos ou semáforos.
Uma falha na distribuição pode originar vibrações ou ruídos irritantes, acabando por partir-se caso o problema não seja solucionado a tempo. Se forem detetadas pancadas secas, chocalhar, rangidos ou aumento do consumo de combustível, fugas de água ou perda de desempenho do veículo, é bem provável que possa existir um problema na distribuição.
No quadro abaixo, indicamos as áreas que são influenciadas pela distribuição.
Conforto
Segurança
Meio ambiente e economia
Conforto
A manutenção periódica da distribuição influencia a correta refrigeração do motor e, portanto, o correto funcionamento da climatização do veículo, uma vez que é o ar condicionado que gere o ar quente proveniente do aquecedor e o ar frio proveniente do evaporador, de modo a obter a temperatura ideal no habitáculo
Segurança
Vibrações e ruídos parasitas podem distrair a atenção do condutor e provocar acidentes. Uma falha na distribuição quando se conduz pode levar a um acidente grave.
Meio ambiente e economia
A distribuição do motor intervém na refrigeração e na preparação da mistura de combustível. Um veículo com problemas de refrigeração consome mais, pois a entrada de combustível e ar no cilindro fica afetada.
Se a bomba de água não funcionar corretamente, o veículo aquecerá mais do que o normal, aumentando o consumo de combustível e levando a que surja uma avaria na distribuição.
Ao acionar a correia da árvore de cames, influencia diretamente a fase de admissão da mistura de ar e, portanto, o consumo (nos veículos Diesel aciona a polia da bomba injetora).
Nesta campanha, que conta com a colaboração da plataforma “Elige Calidad, Elige Confianza”, a ASER Aftermarket Automotive recomenda a instalação do kit de distribuição completo.
Caso contrário, os danos causados irão gerar custos de reparação muito mais elevados do que os que resultam de uma manutenção periódica adequada. Por isso, é utilizada a palavra kit para demonstrar que todos os componentes que o integram estão interligados.
Mais sobre a ASER aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade