powered by

Direção ativa no eixo traseiro: ZF atinge um milhão de sistemas produzidos

O sistema de direção ativa no eixo traseiro da ZF (AKC, de Active Kinematics Control) atingiu um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento, em 2013.

O AKC (Active Kinematics Control) oferece agilidade, segurança e conforto em várias situações de condução. “A produção da unidade número um milhão é uma grande confirmação para o nosso produto”, começa por realçar Peter Holdmann, responsável da Divisão de Tecnologia de Chassis Automóvel da ZF.

“Continuamos a assistir a um aumento acentuado na procura dos nossos sistemas de direção ativa no eixo traseiro, uma vez que esta tecnologia oferece vantagens decisivas no que toca aos desafios da mobilidade moderna”, acrescenta.

Com a direção ativa no eixo traseiro, o ângulo das rodas posteriores pode ser alterado e as funções de direção ficam otimizadas. Ao virar as rodas traseiras no sentido oposto às dianteiras a baixas velocidades, o sistema facilita as manobras de estacionamento e a condução no tráfego urbano.

Além disso, o diâmetro de viragem do veículo é reduzido até 10%, tornando mais fácil aos automóveis efetuarem manobras. Por seu turno, ao virar as rodas traseiras na mesma direção das dianteiras, o sistema estabiliza o veículo a velocidades mais elevadas (aproximadamente, 60 km/h), especialmente durante manobras evasivas e de mudança de faixa.

A transformação da indústria na área da mobilidade elétrica aumentará ainda mais a procura por esta solução, uma vez que os veículos movidos a bateria (BEV) também beneficiarão desta tecnologia.

Uma vez que a bateria é, normalmente, colocada entre os eixos no caso dos veículos de passageiros eletrificados, geralmente beneficiam do facto de disporem de uma distância entre eixos mais comprida, o que afeta, negativamente, a agilidade e o diâmetro de viragem.

Sabia que…

a ZF eletrifica uma ampla gama de diferentes tipologias de veículos? E que, com os seus produtos, contribui para reduzir as emissões, protegendo o clima e melhorando a mobilidade segura?

“Este efeito é particularmente percetível em ambientes urbanos e situações de estacionamento”, explica Peter Holdmann. “A nossa direção ativa no eixo traseiro é uma excelente solução para permitir que esses veículos sejam fáceis de manobrar. Além disso, os clientes beneficiam de maior estabilidade e segurança, graças ao facto de as rodas traseiras virarem na mesma direção das dianteiras a velocidades mais elevadas”, garante.

Com a segunda geração do AKC, que foi lançada em 2020, os modelos SUV e sedans de luxo também alcançam uma manobrabilidade semelhante à de veículos significativamente mais compactos.

Uma força atuadora de 11 kN (kilonewton) permite que veículos com um máximo de 3,5 toneladas de peso utilizem esta tecnologia. Graças a esse desempenho e às propriedades do sistema “steer-by-wire”, a versão atual do sistema de direção ativa no eixo traseiro é anunciada como ideal para fazer face aos requisitos da mobilidade automatizada e eletrificada.

Dependendo dos requisitos e do espaço de instalação disponível, a ZF possibilita aos fabricantes o sistema AKC – que é produzido nas instalações austríacas da ZF, em Lebring – em duas variantes: arquitetura de atuador duplo ou central.

Cada roda é comandada individualmente por um atuador separado com a instalação de atuadores duplos. Esta variante é vista como ideal para automóveis desportivos uma vez que economiza valioso espaço de instalação na parte central do eixo traseiro.

A variante do atuador central é posicionada no centro do eixo mediante um atuador maior. É instalado, principalmente, em modelos sedan, pick-up ou SUV. A produção de uma variante de atuador central para uma pick-up movida apenas a eletricidade de um cliente norte-americano está, atualmente, a ser lançada no mercado.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Wolf

Últimas

Ligeiros