A válvula de controlo do reboque é responsável por regular o ar comprimido que chega ao seu sistema de travagem. “Além disso, também controla o sistema de travagem do reboque através de um dispositivo de travagem de serviço existente, através da válvula de estacionamento e por intermédio da válvula de travagem auxiliar”, explica a Diesel Technic em comunicado.
“Na posição de condução, o ar comprimido flui da unidade tratora para o semirreboque, fornecendo ar comprimido para a válvula de controlo. Ao mesmo tempo, a pressão é gerada pelo travão de estacionamento, que faz com que o travão do reboque seja libertado”, acrescenta.
“Durante a travagem de emergência, a pressão máxima do travão atinge a válvula de travagem do reboque. Ao soltar o pedal do travão, os circuitos de travagem do trator são ventilados, seguindo-se a ventilação através da válvula de controlo do reboque”, pode ler-se no documento.
Que vai mais longe: “Quando o travão de estacionamento é aplicado, a válvula de controlo do reboque purga a conexão do travão de estacionamento. O que cria pressão nos tubos de travagem que se ligam ao reboque, fazendo com que se movam para a posição de travagem”.
A terminar, a Diesel Technic deixa uns conselhos: “Ao substituir a válvula de controlo do reboque, certifique-se de que o sistema de travagem não está sob pressão. Também é importante que a válvula seja montada com a purga para baixo e é aconselhável verificar o funcionamento do sistema e a sua estanquidade”.
Mais sobre a Diesel Technic aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade