powered by

Diesel Technic realça a importância do radiador. O caso não é para menos

Sendo a temperatura de funcionamento do motor regulada pelo radiador, a função deste componente é garantir que o motor não sobreaquece. Daí a sua importância.

Exibindo a referência 2.11055, o radiador para camiões Volvo FH, FH 12, FH 16 e FM, da DT Spare Parts, marca da Diesel Technic, regula a temperatura de funcionamento do motor. A sua função é garantir que o motor não sobreaqueça, o que pode provocar sérios danos mecânicos. Por outro lado, se a temperatura do motor for muito baixa, a vida útil do motor, o consumo de combustível e as emissões de escape não são afetadas.

O radiador está localizado diretamente atrás da grelha do radiador, na secção dianteira do compartimento do motor, fazendo parte do”circuito de arrefecimento longo”. O calor gerado quando o motor queima o combustível é transferido para o líquido de refrigeração.

Para que o líquido de refrigeração quente arrefeça novamente, passa por tubos rodeados de pás de ventilação, sendo a maior parte do calor libertada para o ambiente. Para manter a temperatura constante, o fluxo do refrigerante é controlado por um termóstato.

Dicas e conselhos

Como sempre acontece neste tipo de situações, a DT Spare Parts, que dispõe de uma gama de radiadores onde se incluem modelos destinados a furgões e comerciais ligeiros, deixa algumas dicas e conselhos. A saber:

• Antes de se substituir o radiador, o líquido de refrigeração deve ser extraído e acondicionado de forma adequada. Ao remover o radiador, certifique-se que não danifica nenhum dos outros componentes do motor. Certifique-se, também, que as abraçadeiras e outros componentes de instalação estejam aparafusados corretamente.

• Assegure-se que as aletas de refrigeração não são danificadas ao instalar o radiador para evitar posteriores fugas. Certifique-se, também, que não existem fissuras nos tubos e substitua-os caso seja necessário.

• Além disso, é aconselhável verificar a viscosidade e a temperatura do líquido de refrigeração, bem como a sua qualidade. Se encontrar sujidade ou outros corpos estranhos, é melhor substituí-lo.









Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Tempanalise_banner_865x175

Últimas

Pneus

Internacional