powered by

Diesel Technic destaca comutador da coluna de direção

As luzes indicadoras de mudança de direção (vulgo “piscas”), de um lado e de outro, quer à frente, quer atrás, são acionadas através de um comutador instalado na coluna de direção.

As lâmpadas dos “piscas” devem acender ao mesmo tempo, seja apenas de um lado do veículo, seja dos dois (neste caso, quando se acionam as quatro luzes de emergência). Segundo a Diesel Technic, os indicadores de mudança de direção devem “piscar” com uma frequência de 1,5 Hz (cerca de 0,5 Hz), ou seja, 90 vezes por minuto (cerca de 30 vezes).

As lâmpadas intermitentes são operadas através de interruptores localizados na coluna de direção. Os comutadores dos “piscas” ajustam-se automaticamente, ou seja, depois de o veículo descrever a curva do lado correspondente, o comutador regressa, de forma automática, à sua posição de repouso, finalizando, deste modo, o processo.

Este reajuste é realizado por intermédio de uma haste localizada na coluna de direção, que aciona uma pequena alavanca no comutador do “pisca”, causando o reajuste através da pressão numa mola. Durante este processo, o comutador é aberto e é interrompida a ligação ao controlador eletrónico (transmissor de intermitência), encerrando, assim, o processo de “pisca”.

A Diesel Technic deixa alguns conselhos sobre este tema, tendo como pano de fundo o comutador da DT Spare Parts. Primeiro: antes de ser substituído o interruptor da coluna de direção, o profissional deve certificar-se que as conexões à terra e aos cabos, assim como os fusíveis, estão em perfeitas condições, de modo a descartar a possibilidade de serem eles a causa da avaria.

Segundo: antes de começar a desmontá-lo, o profissional deve certificar-se que a bateria se encontra desligada e que os pneus e volante estão direitos. Em seguida, deve remover o dispositivo de airbag, o volante e a cobertura da coluna de direção. Para, depois, reinstalar todos os elementos pela ordem inversa à da desmontagem.

Mais sobre a Diesel Technic aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfMF Pinto Import. export peças, S.A.liquimoly_300x150_mRPL climaMerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Atualidade