powered by

Diesel da Eni Sustainable Mobility alimenta os camiões do Grupo Spinelli

HVOlution, biocombustível produzido nas biorrefinarias de Veneza e Gela da Eni, será utilizado em 150 veículos da frota do Grupo Spinelli.

A Eni Sustainable Mobility e o Grupo Spinelli assinaram um contrato de dois anos para abastecer a frota do grupo com HVOlution, um gasóleo produzido a partir de matérias-primas 100% renováveis.

A frota do Grupo Spinelli inclui mais de 300 veículos pesados, dos quais 150 são camiões Euro 6d de última geração compatíveis com biocombustível puro.

“O fornecimento de biocombustível ao Grupo Spinelli é possibilitado pela rede de pontos de venda da Eni Sustainable Mobility. O produto já está disponível em 57 estações de serviço e, até final deste mês, serão 150 os pontos de venda em Itália”, explica a empresa.

O acordo é fundamental para a mobilidade sustentável da Eni e demonstra como a empresa pode apoiar players de transporte pesado como o Grupo Spinelli no caminho para a descarbonização.

“A Eni Sustainable Mobility opera desde janeiro de 2023 e combina biorrefinação, biometano e venda de produtos relacionados com a mobilidade em mais de 5.000 postos de gasolina em Itália e no exterior. A Eni Sustainable Mobility pretende evoluir para uma empresa multisserviços, multienergia, gerando e desbloqueando novos valores para a descarbonização do setor dos transportes e prestando serviços às pessoas em movimento”, adianta.

O Grupo Spinelli foi fundado em 1963 e gere toda a cadeia de abastecimento do setor de contentores, desde a sua chegada aos portos até à sua entrega ao cliente final, oferecendo aos armadores soluções integradas que incluem atividades de transporte multimodal, armazenagem e despacho aduaneiro.

O acordo para o fornecimento do HVOlution representa um passo fundamental para o Grupo Spinelli, uma vez que este tipo de biocombustível pode contribuir para a descarbonização imediata da cadeia produtiva do transporte.

“Apoiará o grupo no desenvolvimento das suas políticas ESG para um futuro de emissão zero e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 12 (consumo e produção responsáveis) e ODS 13 (ação climática)”, diz.

O abastecimento de gasóleo HVO às viaturas do Grupo Spinelli é feito através do Multicard, sistema de cartões de combustível da Eni Sustainable Mobility concebido para pequenas, médias e grandes transportadoras.

“Consoante as suas necessidades, a Multicard disponibiliza uma oferta à medida para o abastecimento de todos os portadores de energia disponíveis nas estações de serviço Eni, incluindo o novo combustível HVOlution”, sublinha a empresa.

“O HVOlution é um biocombustível produzido a partir de resíduos de matérias-primas, resíduos vegetais e óleos produzidos a partir de culturas que não competem com a cadeia alimentar. São fornecidos à Eni através de uma rede de agro-hubs que está a ser desenvolvida pela empresa em vários países africanos”, refere o comunicado.

“Estas matérias-primas são processadas nas biorrefinarias da Eni em Veneza e Gela, onde o biocombustível HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) é produzido graças à tecnologia proprietária Ecofining da Eni. O HVOlution é um biocombustível feito de HVO 100% puro”, conclui o documento.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos