A DHL está, uma vez mais, por detrás do enorme esforço logístico da Fórmula 1, transportando até 1.400 toneladas de cargas altamente valiosas para cada corrida, incluindo carros de corrida, pneus, peças adicionais, combustível, equipamento de radiofusão e materiais de marketing e hospitalidade.
Focada em ajudar a Fórmula 1 a atingir a sua meta de uma pegada de carbono net-zero, até 2030, a DHL está a equipar toda a sua frota de camiões dedicados à F1 com um GPS para monitorizar o consumo de combustível, selecionar as rotas mais eficientes e reduzir as emissões de CO2.
Outras medidas incluem o uso de aviões Boeing 777 de baixo consumo de combustível da DHL, que reduzem as emissões de carbono em 18% em comparação com as aeronaves tradicionais, e o aproveitamento de soluções de transporte multimodais, incluindo o terrestre e marítimo.
“Gerimos a logística da Fórmula 1 há quase 40 anos e com o crescimento contínuo da popularidade do desporto – com mais datas de corridas e locais a serem acrescentados ao calendário da temporada – a logística continua a ser grande parte daquilo que torna a experiência da F1 possível”, diz Arjan Sissing, head of global brand marketing do Deutsche Post DHL Group.
“Hoje, o nosso foco está em ajudar a Fórmula 1 a reduzir sua pegada de carbono e o impacto ambiental global. Como líderes do setor em logística verde, estamos, excecionalmente, qualificados para cumprir esta promessa e estamos verdadeiramente orgulhosos por apoiar a F1, uma vez que continuam a estabelecer novos padrões em tecnologia automóvel e em sustentabilidade”, acrescenta.
Segundo afirma, “não só criaram o sistema híbrido mais eficiente alguma vez construído, como estão, agora, a intensificar os seus esforços para desenvolver um combustível 100% sustentável a partir de bio resíduos renováveis – um combustível que poderia ser utilizado por automóveis e camiões em todo o mundo”.
Uma vez mais, em 2022, a DHL vai aproveitar a sua parceria de alta visibilidade com a Fórmula 1 para promover, também, marcas e artistas mais pequenos que trabalham para soluções sustentáveis.
Na véspera da Fórmula 1 Aramco Pre-Season Testing no Bahrein, a DHL anunciou a sua colaboração com a BEEN London, marca galardoada que fabrica acessórios de moda a partir de materiais reciclados.
Descrita pela British Vogue como uma das empresas de moda mais inovadoras do mundo, a BEEN London está a trabalhar com a DHL para criar uma coleção de edição limitada, “DHL x BEEN London”. The Circuit Collection são artigos de mercadorias sustentáveis feitos a partir de banners reciclados da DHL, que adornam as famosas pistas de Fórmula ,1 em todo o mundo.
“À medida que a F1 concentra, cada vez mais, o seu poder inovador nas tecnologias de transporte sustentável, o impacto potencial no esforço global de sustentabilidade é enorme. Mas, também, queremos chamar a atenção para os ‘menores’ impactos positivos que estão a ser feitos por novos pensadores e empresários, como BEEN London”, diz Arjan Sissing.
“Como parte do nosso esforço de sustentabilidade mais amplo, esta colaboração com a BEEN London visa defender a diversidade e as pessoas que fazem a diferença no setor da sustentabilidade, proporcionando-lhes uma plataforma para mostrarem o seu trabalho”, adianta.
Cada peça da BEEN London é feita inteiramente à mão num dos últimos ateliers de couro do leste de Londres, embalada por londrinos com dificuldades de aprendizagem e tem, em média, uma pegada de carbono 10 vezes inferior quando comparada com marcas do mesmo setor.
Mais sobre a DHL aqui.