Depois da Terra, Honda “vira-se” para o espaço

Marca vai testar, na Estação Espacial Internacional (EEI), um ambicioso projeto para ajudar na exploração espacial e tornar possível a vida humana noutros planetas.
Check-up Media Honda regenerative fuel cell system

A Honda vai testar, na Estação Espacial Internacional (EEI), um ambicioso projeto para ajudar na exploração espacial e tornar possível a vida humana noutros planetas.

“Trata-se da criação de um sistema de energia regenerativo, em colaboração com a Sierra Space e a Tec-Masters, que tem como objetivo final possibilitar a presença humana na Lua e, eventualmente, em outros corpos celestes”, adianta, em comunicado.

“Simultaneamente, este sistema oferece soluções de energia limpa com potencial para aplicações no planeta Terra. A Honda está a alavancar este projeto nas décadas de experiência em tecnologia de células de combustível a hidrogénio”, acrescenta.

Segundo explica, “o sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial que será testado na EEI foi projetado para ser leve, compacto e eficiente. A prioridade é a fiabilidade e a redução da necessidade de manutenção, aspetos críticos para missões espaciais prolongadas e para diminuir os custos de transporte”. A ausência de compressão mecânica e a capacidade de armazenar gases a alta pressão em contentores menores são vantagens significativas.

Esta iniciativa é impulsionada pela recém-criada Divisão de Desenvolvimento Espacial da American Honda, estabelecida no final de 2024, que visa promover o desenvolvimento tecnológico nos EUA e intensificar a colaboração com a indústria espacial norte-americana, trabalhando em estreita colaboração com o Gabinete de Estratégia Espacial da Honda R&D no Japão.

Check-up Media Honda CR-V PHEV
Modo de funcionamento

Com este projeto, a Honda reafirma o seu compromisso com a inovação e a expansão das atividades humanas para além do planeta Terra, desenvolvendo tecnologias que apoiem a exploração espacial, mas que podem, também, ter aplicações valiosas no nosso planeta, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Como funciona o sistema de energia renovável circulatório da Honda? Permite criar os elementos vitais para a manutenção da vida e operação de equipamentos no espaço, uma vez que consegue produzir, de forma contínua, oxigénio, hidrogénio e eletricidade.

O funcionamento do sistema de energia regenerativo da Honda é autossustentável. O seu modo de trabalhar assenta em quatro pontos. Primeiro: “Durante o período de exposição solar (dia lunar), a eletricidade gerada por painéis solares é utilizada para alimentar o sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial da Honda. Este processo decompõe a água (H₂O) nos seus componentes fundamentais: hidrogénio (H₂) e oxigénio (O₂)”, diz.

Segundo: “Armazenamento e utilização. O hidrogénio e o oxigénio produzidos são armazenados”, refere. Terceiro: “Durante o período sem exposição solar (noite lunar), parte do oxigénio armazenado é disponibilizado para a respiração dos astronautas”, revela.

“O restante oxigénio, juntamente com o hidrogénio acumulado, alimenta o sistema de células de combustível da Honda para gerar eletricidade, garantindo um fornecimento contínuo de energia”, dá conta. Quarto: “Ciclo fechado. O único subproduto da geração de eletricidade pelas células de combustível é a água”, afirma.

Check-up Media new Honda Prelude

E vai mais longe: “Esta água é reciclada e reintroduzida no sistema de eletrólise, fechando o ciclo e permitindo uma produção contínua de recursos essenciais a partir de água e luz solar”, afirma.

“Este sistema representa um passo significativo da Honda no compromisso de desenvolver um avançado sistema de armazenamento de energia, crucial para transformar a exploração espacial de longo prazo numa realidade tangível”, reforça.

Ofensiva híbrida

No planeta Terra, mais especificamente em Portugal, a Honda continua a trabalhar para estar na vanguarda da tecnologia híbrida e tem impulsionado o mercado de viaturas híbridas de forma a aumentar a eficiência dos veículos para benefício da sociedade e para inovação técnica, sem comprometer o prazer de condução.

“Os mais recentes híbridos e:HEV da Honda são uma referência no mercado, fruto de 25 anos de R&D, e destacam-se pelo desempenho, resposta ágil e eficiência excecional”, pode ler-se no mesmo documento.

E conclui: “A tecnologia híbrida pode ser encontrada, atualmente, na gama 100% renovada e eletrificada da Honda, nomeadamente nos HR-V e:HEV, CR-V e:HEV, ZR-V e:HEV, Civic e:HEV, Jazz e:HEV e Jazz Crosstar e:HEV”.

Mais sobre a Honda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada

Pneus