powered by

DENSO recebe prémio de inovação do IEEE por promover uso do código QR

QR code foi desenvolvido, em 1994, pela secção de engenharia de equipamentos aplicados da DENSO (atual DENSO WAVE), como um código de fácil leitura.

O IEEE Corporate Innovation Award é um dos prémios técnicos de maior prestígio do mundo, concedido a organizações que tiveram um impacto global significativo com tecnologias e produtos inovadores e que contribuíram para o desenvolvimento da engenharia elétrica e eletrónica.

Estabelecido pelo IEEE em 1985, o prémio foi concedido a empresas e organizações líderes em todo o mundo. A DENSO tornou-se na sexta empresa japonesa a receber este reconhecimento.

O QR code foi desenvolvido em 1994 pela secção de engenharia de equipamentos aplicados da DENSO (atual DENSO WAVE), como um código de fácil leitura que pode armazenar uma grande quantidade de informações.

O inovador código bidimensional pode armazenar cerca de 200 vezes mais informações do que os códigos de barras e pode ser lido em alta velocidade. A DENSO passou a utilizar o código principalmente para gestão de stock nas suas fábricas e, posteriormente, disponibilizou a patente de forma gratuita, possibilitando a sua disseminação global.

No início dos anos 2000, o QR code tornou-se familiar para o público em geral, em linha com o uso crescente de smartphones equipados com câmaras. Hoje, é amplamente utilizado em muitas aplicações da vida diária, incluindo bilhetes eletrónicos e pagamentos sem dinheiro físico. Em 2020, o QR code foi reconhecido como um IEEE Milestone pela sua excelente contribuição.

“Mesmo 28 anos depois de ter sido inventado, o QR code continua a evoluir com a adição de novas funções. A DENSO WAVE desenvolveu o SQRC, 4 que pode transportar dois tipos de dados (públicos e privados) num único código, o Face Authentication SQRC, que pode transformar pontos de características faciais num QR code, explica a DENSO.

“Já o Frame QR5, oferece flexibilidade de design. O QR code contribui para a identificação pessoal, prevenção de falsificação de informações e criação de bilhetes eletrónicos”, acrescenta.

Mais sobre a DENSO aqui.

StratioDayco

Últimas

Ligeiros