powered by

DENSO expande ângulo de deteção do sensor de visão

A visão ampliada, desenvolvida pela DENSO para o Subaru Legacy Outback Crosstrek, ajuda a detetar melhor ciclistas e peões que entram nas estradas de forma repentina pelas laterais.

A DENSO Corporation acaba de anunciar a expansão do ângulo de deteção do seu sensor de visão, aumentando a capacidade deste para reconhecer ciclistas e peões na área circundante de um veículo para melhorar a segurança nas estradas.

O sensor de visão é utilizado em algumas versões do Subaru Legacy Outback, anunciado a 13 de abril de 2022 para o mercado norte-americano, e no novo Subaru Crosstrek, apresentado a 15 de setembro de 2022 para o mercado japonês.

Muitos acidentes ocorrem quando ciclistas e peões entram nas estradas de forma repentina pelas laterais. “No Japão, esses acidentes são responsáveis ​​por cerca de 30% de todos os acidentes de trânsito envolvendo peões e cerca de 70% dos acidentes de trânsito com crianças menores de 12 anos. E mesmo que os percebam, lutam para reagir a tempo e podem ocorrer acidentes”, recorda a DENSO.

“Reconhecendo a importância da questão, o novo programa de avaliação de carros na Europa (Euro NCAP) tornou necessário que veículos novos pudessem detetar ciclistas e peões nas laterais das estradas”, acrescenta a empresa, em comunicado.

A DENSO decidiu resolver esse problema e conseguiu expandir o ângulo de deteção do seu sensor de visão para 128°. O que tornou possível detetar bicicletas que atravessam a estrada a baixa velocidade e cumpre as condições de avaliação estipuladas pelo Euro NCAP. Assim, o sensor ajudará a evitar acidentes em cruzamentos e outras áreas onde veículos, motociclos, ciclistas e peões transitam em várias velocidades.

“Um ângulo de deteção mais amplo pode detetar muito mais objetos, o que significa que objetos não perigosos também aparecem no ‘radar’. O que torna fundamental para o sensor decifrar o que representa uma ameaça e não. Por exemplo, quando o sensor deteta um ciclista prestes a atravessar a estrada, se este trava e para, o veículo pode continuar a circular sem colisão”, explica.

“No entanto, se a travagem autónoma de emergência for ativada, o comportamento do veículo é desagradável para o condutor e, provavelmente, causará outros perigos devido ao seu comportamento inesperado”, adianta a DENSO.

“As vantagens de um ângulo mais amplo e uso prático foram alcançadas com a deteção de objetos com bastante antecedência com tecnologia de IA, determinando se esses objetos realmente representam um risco com base na estimativa de séries temporais e minimizando o comportamento desnecessário do veículo”, acrescenta a mesma fonte.

“A DENSO continua empenhada em desenvolver dispositivos de segurança que sejam satisfatórios para os utilizadores, com o objetivo de disseminar os recursos de segurança para todos os veículos”, conclui a empresa japonesa.

Mais sobre a DENSO aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Repintura

Atualidade