powered by

DENSO e US Startup Quadric assinam licença de desenvolvimento para IA

Colaboração entre ambas as empresas acelera o desenvolvimento conjunto de IP de semicondutores adequados para aplicações automóveis.
Check-up Media DENSO

A DENSO Corporation e Quadric.inc assinaram um contrato de licença de desenvolvimento para uma Unidade de Processamento Neural (NPU), que é um semicondutor especializado para o processamento aritmético de IA.

Através do acordo, a DENSO adquirirá a licença principal IP para o Chimera GPNPU da Quadric, e as duas empresas irão desenvolver em conjunto a propriedade intelectual (NPU) para um semicondutor para veículos.

“Com o avanço dos sistemas inteligentes, como a condução automatizada e as tecnologias conectadas, os veículos precisam de processar, em tempo real, uma grande quantidade de informações obtida a partir de sensores a bordo, bem como comunicações entre veículos e na ‘nuvem’. Por esta razão, o desempenho do SoC veicular, que pode processar grandes quantidades de informações em alta velocidade e com eficiência, tornou-se cada vez mais importante”, avança a DENSO.

Importância de IA

“A DENSO e a Quadric têm estudado o desenvolvimento de IP semicondutor (NPU) usando Chimera GPNPU (Unidade de Processamento Neural de Propósito Geral) para SoCs em veículos e, agora, decidiram desenvolver, em conjunto, um IP semicondutor em veículo (NPU) combinando RISC-V da DENSO baseado em 4 e Chimera GPNPU da Quadric”, explica a empresa, em comunicado.

O processador IP baseado em RISC-V da DENSO é compatível com ISO26262 ASIL*5 D e é ideal para aplicações automóveis, onde a segurança é essencial. “À medida que a inteligência dos veículos avança, a IA tornar-se-á num fator fundamental na determinação do valor dos veículos”, frisa.

“O Chimera GPNPU, da Quadric, conta com uma arquitetura exclusiva que pode lidar com operações matriciais e vetoriais e código escalar (controlo) num pipeline de execução”, revela.

Check-up Media DENSO

“Esta flexibilidade no tratamento de diversas tarefas computacionais torna-o aplicável a várias funções de IA. Além disso, ao usar o Chimera GPNPU, os desenvolvedores de sistemas automóveis podem adicionar recursos proprietários de IA aos seus produtos no futuro”, sublinha a mesma fonte.

Ao prosseguir o desenvolvimento conjunto de um novo IP de semicondutores (NPU), a DENSO e a Quadric pretendem contribuir para a realização de SoCs para veículos que possam responder, de forma flexível, às mudanças nas tendências de IA durante um longo período de tempo, desde o desenvolvimento do produto até ao pós-lançamento, bem como promover o desenvolvimento de produtos AD/ADAS altamente seguros.

Além disso, as duas empresas continuarão a apoiar as necessidades de mobilidade em constante evolução através do desenvolvimento da tecnologia de semicondutores.

Economia circular

“Através da utilização de capacidades de desenvolvimento de sistemas e da combinação de uma ampla gama de tecnologias, a DENSO promoverá sistemas que ligam os veículos à sociedade em geral”, afirma Hiroshi Kondo, diretor do Grupo de Negócios de Eletrónica de Mobilidade da DENSO.

“Ao fazê-lo, enfrentaremos questões sociais complexas no futuro, incluindo a consecução de uma sociedade neutra em carbono, a promoção de uma economia circular e a eliminação de mortes em acidentes de viação”, acrescenta o responsável.

“Um dos negócios que estamos a fortalecer é o de semicondutores, que é a base da infraestrutura computacional para o avanço da inteligência veicular”, diz Hiroshi Kondo.

E conclui: “Temos grandes expectativas para o desenvolvimento de IP de semicondutores em veículos que possam responder, de forma flexível, à tendência de IA com baixo consumo de energia, utilizando a Quadric Chimera GPNPU”.

Mais sobre a DENSO aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada