A DENSO Corporation acaba de desenvolver o primeiro inversor com semicondutores de carboneto de silício (SiC). Este inversor, incorporado no eAxle, módulo de direção elétrica desenvolvido pela BluE Nexus Corporation, será utilizado no novo RZ, o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da Lexus, lançado a 30 de março de 2023.
“Os semicondutores de energia SiC consistem em silício e carbono que reduzem, significativamente, a perda de energia em comparação com os semicondutores de energia de silício (Si)”, começa por explicar.
“A verificação do teste numa determinada condição, realizado por BEV e consistindo em inversores semicondutores de SiC, demonstrou que inversores com semicondutor de potência SiC reduzem a perda de energia em menos da metade do que aqueles com semicondutor de Si. Como resultado, a eficiência energética dos BEV é otimizada e a autonomia é alargada”, acrescenta.
São vários os elementos-chave do desenvolvimento do novo inversor: “os semicondutores de potência SiC com a exclusiva estrutura de semicondutor de óxido de metal (MOS) tipo trincheira da DENSO melhoram a saída por chip devido à redução da perda de energia causada pelo calor gerado. A estrutura única alcançou operação de alta tensão e baixa resistência”, sustenta a mesma fonte.
Os elementos-chave do fabrico do novo inversor? “Com base em tecnologia de alta qualidade desenvolvida em conjunto pela DENSO e Toyota Central R&D Labs., Inc., utilizamos wafers epitaxiais de SiC que incorporam os resultados do trabalho encomendado pela New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO). Como resultado, reduzimos para metade o número de defeitos de cristal que impedem o funcionamento normal do dispositivo devido à desordem do arranjo atómico do cristal”, sublinha.
Ao reduzir os defeitos de cristal, a qualidade dos dispositivos semicondutores de potência SiC usados em veículos e a sua produção estável são assegurados. “A DENSO designa à sua tecnologia SiC de ‘REVOSIC’ e utiliza-a para desenvolver tecnologias abrangentes para produtos que variam de wafers a dispositivos semicondutores e módulos como cartões de energia”, acrescenta.
“A DENSO contribuirá para a realização de uma sociedade neutra em carbono através do desenvolvimento de uma gestão de energia mais eficiente para veículos, ao mesmo tempo em que utiliza a concessão do Green Innovation Fund que foi adotado em 2022”, garante a empresa.
Mais sobre a DENSO aqui.