powered by

DENSO aposta no hidrogénio verde para alcançar neutralidade carbónica

A DENSO e a sua sucursal de Fukushima lançaram um projeto de demonstração para realizar uma unidade de produção neutra em carbono, recorrendo ao hidrogénio.

A DENSO Corporation e a DENSO Fukushima Corporation anunciaram o início de um projeto de demonstração para produzir e usar hidrogénio verde na sua fábrica, em colaboração com a Toyota Motor Corporation, como parte da iniciativa para realizar fabrico neutro em carbono.

Através do projeto de demonstração, as duas empresas pretendem construir um modelo de produção local para consumo de hidrogénio e realizar unidades de fabrico neutras em carbono.

Sob o lema “Trazendo esperança para o futuro do nosso planeta, sociedade e pessoas” estabelecido na Política de Longo Prazo 2030, o Grupo DENSO tem trabalhado para maximizar a proposta de valor nas linhas “Verde” e “Paz de Campos mentais. No campo “Verde”, tem feito vários esforços relacionados com fabrico, produtos de mobilidade e uso de energia para alcançar a neutralidade carbónica.

Para contribuir para a realização de uma sociedade voltada para a reciclagem, além de uma sociedade neutra em carbono, a empresa está a trabalhar na interconexão e controlo integrado de “Os Cinco Fluxos”, “Livre Circulação de Pessoas”, “Fluxo de Mercadorias”, ” Utilização de energia”, “Minimização dos requisitos de recursos” e “Fluxo de dados” que dão suporte a esses fluxos.

“Em particular, na ‘Utilização de Energia’, pretendemos construir um sistema de circulação de energia que combine os seus vários tipos, como eletricidade, hidrogénio e combustível. Como parte desse esforço, desenvolvemos tecnologias para produzir e utilizar o hidrogénio, que tem vindo a atrair muita atenção do público como fonte de energia limpa no futuro”, afirma a empresa.

Enquanto isso, a DENSO Fukushima construiu sistemas de geração de energia solar e eólica nas suas instalações para tornar a sua unidade neutra em carbono. Tem trabalhado para substituir a eletricidade derivada de combustíveis fósseis por energia renovável derivada da geração privada de energia.

Inspirados pelo conceito de implementação social para o desenvolvimento de futuras cidades usando hidrogénio e tecnologias relacionadas na província de Fukushima, iniciadas pelo governo da província de Fukushima e pela Toyota, em junho de 2021, a DENSO e a DENSO Fukushima participaram como empresas parceiras num projeto para realizar soluções neutras em carbono nas fábricas utilizando hidrogénio como parte da iniciativa.

“A DENSO e a DENSO Fukushima embarcarão num projeto de demonstração em colaboração com a Toyota para produzir hidrogénio verde na fábrica da DENSO Fukushima e usar o hidrogénio produzido no forno a gás da fábrica”, explica a mesma fonte.

Check-up Media H2

“Em termos de produção de hidrogénio, o equipamento do sistema eletrolisador Proton Exchange Membrane (PEM), desenvolvido pela Toyota, será introduzido para produzir hidrogénio através da eletrólise da água”, explica.

“A energia renovável derivada da geração de energia privada na DENSO Fukushima será usada para produzir hidrogénio. O sistema eletrolisador PEM oferece elevada confiabilidade e durabilidade e baixos custos iniciais, usando os mesmos componentes relacionados com a pilha do FCEV da Toyota que equipa o Mirai, tornando possível produzir hidrogénio de forma mais barata do que antes”, assegura.

Em relação ao uso do hidrogénio, o gás GLP, utilizado no forno de pós-combustão para tornar inócuos os gases de exaustão gerados na unidade, será substituído pelo hidrogénio produzido internamente.

“A combustão de hidrogénio em alta temperatura gera gás NOx. A estrutura do queimador foi otimizada para obter mistura e combustão suaves de hidrogénio e ar. Além disso, a temperatura de combustão nos fornos foi reduzida usando a tecnologia de simulação de combustão refinada no fabrico de componentes para automóveis”, diz.

“Assim, a supressão das emissões de NOx e a redução do consumo de energia são realizadas simultaneamente. Além disso, em termos de transporte de hidrogénio, a produção local para consumo de hidrogénio, que visa o autoconsumo deste produzido internamente, ajudará a reduzir o custo de transporte, que é um dos problemas da sua utilização”, revela.

O projeto de demonstração permitirá construir um modelo que pode introduzir, de forma otimizada, a quantidade necessária de hidrogénio de acordo com o tamanho das fábricas, estabelecendo um pacote desde a produção até a utilização do hidrogénio.

“O projeto visa ampliar a parceria para promover o uso de hidrogénio na região de Fukushima, tendo como hub o DENSO Fukushima, e disseminar o modelo de produção local para consumo local de hidrogénio de Fukushima para o resto do Japão”, conclui.

Mais sobre a DENSO aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade