powered by

DEKRA reclama cinco anos de sucesso no campo da condução autónoma

Empresa fez eclodir maior centro de testes independentes de condução autónoma da Europa, criando 240 empregos qualificados em Brandenburg, na Alemanha.

Há precisamente cinco anos, ou seja, a 1 de novembro de 2017, a organização de testes e especialistas da DEKRA assumiu Lausitzring, no estado alemão de Brandenburg, como o “quartel-general” dos seus ensaios em matéria de segurança rodoviária.

“Desde então, passou de uma pista de corrida e teste para uma pista de teste e corrida. Hoje, o local, em combinação com o vizinho DEKRA Technology Center, inaugurado em 2003, forma o maior centro de testes independente de fabricantes da Europa para a mobilidade automatizada e conectada de amanhã”, afirma a DEKRA.

“Entre outras coisas, a DEKRA tem investido maciçamente nos trilhos, em tecnologia de transmissão e medição desde 2017. O número de colaboradores cresceu fortemente”, acrescenta.

“Hoje, cerca de 240 colegas trabalham no local, dos quais mais de 100 na DEKRA Lausitzring. Mais da metade deles foram adicionados recentemente desde 2017”, explica Uwe Burckhardt, chefe de testes e eventos do DEKRA Lausitzring.

“Estamos a falar de empregos qualificados, inclusive, de técnicos de mecatrónica e engenheiros. Isso é muito importante para a região com vista a uma mudança estrutural”, frisa. Para os próximos anos, os responsáveis preveem um aumento significativo dos colaboradores.

Nos últimos anos, os investimentos no DEKRA Lausitzring incluíram a expansão e modernização da área multifuncional no paddock, uma nova pista de medição de ruído, um novo edifício funcional e de escritórios para o departamento de testes de estrada, a aquisição de novas plataformas e alvos para testes em veículos com funções automatizadas, a criação de redes WLAN e 5G para controlo desses testes, bem como a vedação do local e a construção da nova entrada de fornecedores.

Além disso, foram feitos investimentos nos laboratórios do Centro de Tecnologia DEKRA, como a modernização e ampliação do laboratório de powertrain e emissões, que também foi equipado, especificamente, para testar veículos elétricos a bateria e movidos a hidrogénio.

“Os trabalhos preparatórios estão em andamento para a construção dos nossos cursos da cidade nas áreas de estacionamento”, diz. Nas novas superfícies asfálticas, será possível produzir uma ampla variedade de cenários urbanos com infraestrutura móvel e construção flexível.

“As pistas existentes no DEKRA Test Oval e no Lausitzring permitir-nos-ão testar veículos em cenários flexíveis no centro da cidade, interurbanos e autoestradas”, acrescenta o responsável.

Check-up Media DEKRA Lausitzring 2

A importância destes testes para a segurança rodoviária do futuro não deixa margem para dúvidas. “Aqui, com testes que acompanham o desenvolvimento para fabricantes e fornecedores – assim como testes como parte de homologação – garantimos que as funções de condução automatizada, que estarão na estrada no futuro, são seguras”, acrescenta a mesma fonte.

Um total de quase 20 mil testes individuais foram realizados apenas nos primeiros 10 meses de 2022 nas pistas de teste do DEKRA Lausitzring. A DEKRA já havia anunciado, em 2017, que a instalação continuaria a ser usada para eventos públicos após a aquisição – apesar do sigilo necessário em torno da proteção de protótipos, por exemplo.

Assim, os eventos de automobilismo continuam a ser realizados regularmente: o DTM tem o DEKRA Lausitzring como parte fixa da temporada no seu calendário; o ADAC GT Masters foi ampliado este ano para incluir um grande festival “Family & Friends”, onde os visitantes também puderam ver os bastidores.

Além disso, há espetáculos, congressos e eventos para clientes. Um destaque especial, em 2022, para a tentativa de recorde mundial de triatlo, onde, pela primeira vez, uma mulher completou a distância ironman em menos de oito horas e um homem em menos de sete horas.

“Para 2023, a nossa equipa de eventos já realizou várias conversas muito interessantes com os organizadores da ação”, afirma Uwe Burckhardt. “Não queremos revelar muito ainda, mas o programa da temporada definitivamente valerá a pena assistir”.

Mais sobre a DEKRA aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade