A organização especializada DEKRA está prestes a tornar-se auditora independente e externa de critérios de sustentabilidade nos processos de licenciamento realizados pelo órgão governamental responsável pelos principais escalões do futebol na Alemanha, a Deutsche Fußball Liga (DFL).
A Bundesliga e a 2. Bundesliga foram as primeiras grandes ligas de futebol profissional a tornar os critérios de sustentabilidade num componente obrigatório dos seus regulamentos de licenciamento. Os critérios farão a sua estreia como parte do próximo processo de licenciamento para a temporada de 2023/24.
“A DEKRA Assurance Services GmbH terá a tarefa de auditar os critérios de sustentabilidade para os processos de licenciamento da DFL nas próximas três temporadas. Uma vez recebidos os documentos e evidências a serem apresentados pelos clubes, os especialistas da DEKRA irão avaliá-los quanto à implementação das diretrizes de Sustentabilidade da DFL”, explica a empresa.
“As diretrizes de sustentabilidade, incluindo uma série de critérios mínimos, foram adotadas pelos 36 clubes profissionais numa reunião de membros da DFL em maio de 2022”, diz.
Segundo esclarece a DEKRA, “o objetivo é garantir o progresso contínuo com sustentabilidade, baseado, em parte, nas diretrizes e nos compromissos individuais dos clubes, desde o estabelecimento e expansão das estruturas básicas até a elaboração de planos de ação eficazes e mensuráveis”, diz.
“Os 117 critérios mínimos estabelecidos nas diretrizes de sustentabilidade podem ser divididos em três grupos: governança e organização do clube; meio ambiente; recursos e partes interessadas”, conclui.
Mais sobre a DEKRA aqui.