Defender Rally conclui testes no Sahara

A Defender Rally acelera a preparação para o Rally Dakar 2026 e para o Mundial de Rally Raid (W2RC) com testes ao volante do primeiro Defender Dakar D7X-R de competição.
Check-up Media Defender Rally

A equipa Defender Rally está a acelerar os preparativos para a sua estreia no Rally Dakar 2026 e no Campeonato Mundial de Rally Raid da FIA (W2RC), após o Defender Dakar D7X-R ter concluído uma série de testes exigentes em Marrocos.

O novo team principal da Defender Rally, Ian James, que foi também recentemente nomeado managing director da JLR Motorsport, esteve presente nestes testes cruciais. Ian, que anteriormente ocupou os cargos de managing director da McLaren Electric Racing, irá liderar a Defender Rally Team na sua aventura no Dakar e no W2RC.

“O Defender, o imparável 4×4 construído para performance e durabilidade, fará a sua estreia numa equipa de fábrica no Rally Dakar 2026, onde três Defender Dakar D7X-R irão competir na nova categoria Stock para veículos de produção em série”, afirma o comunicado.

“De seguida, dois Defender irão participar nas restantes quatro rondas do W2RC 2026. Após um processo de alterações utilizando os primeiros protótipos, o Defender Dakar D7X-R de competição está pronto para a ação”, acrescenta.

O Defender Dakar D7X-R incorpora a mesma arquitetura robusta da carroçaria D7x em alumínio, a caixa de velocidades e transmissão do Defender OCTA de produção em série, bem como o seu motor V8 biturbo de 4,4 litros.

Check-up Media Defender Rally 2
Testes exigentes

A carroçaria do D7X-R foi montada na linha de produção vanguardista do Defender Manufacturing Centre, em Nitra, na Eslováquia, antes da equipa do Defender Rally introduzir os acabamentos exclusivos da versão final específica para a categoria Stock Rally Raid, no Reino Unido.

“O primeiro D7X-R de competição foi visto pela última vez em movimento em Erfoud, Marrocos, onde a equipa realizou a sessão de testes mais importante até à data no seu programa de preparação”, pode ler-se no mesmo documento.

“O objetivo desta sessão no deserto do Sahara era que o D7X-R acumulasse uma quantidade de quilómetros semelhante às distâncias que se esperam percorrer nas etapas do próximo Rally Dakar 2026, a prova principal do W2RC”, explica.

A sessão começou com voltas curtas nas dunas mais pequenas e, depois, passou para percursos de centenas de quilómetros em wadis extensos (leitos de rios secos), planícies íngremes, buracos, pedras e pistas de areia mais rápidas, semelhantes às superfícies esperadas no Dakar.

Os pilotos de classe mundial da equipa Defender – Stéphane Peterhansel, Sara Price e Rokas Baciuška – colocaram o D7X-R à prova em desafios que simulam os que irão enfrentar no Dakar.

Check-up Media Defender Rally 4
Fasquia elevada

Além disso, os copilotos utilizaram os road-books de navegação digital que, no Dakar, terão o itinerário de cada dia carregado alguns minutos antes do início das etapas cronometradas.

“É uma honra estar ao leme da Defender Rally Team, que fará a sua estreia no extraordinário mundo dos ralis em 2026, marcando o início de um programa de três anos”, dá conta Ian James, team principal da Defender Rally.

“Temos uma equipa estabelecida de pessoal especializado e pilotos de nível mundial. O primeiro veículo de competição Defender Dakar D7X-R já está a mostrar do que é capaz no deserto. Por isso, mal posso esperar por participar nas próximas etapas dos preparativos para o Dakar, em janeiro.”, enfatiza.

E vai mais longe: “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos determinados a tornar 2026 num ano memorável para a marca Defender no Campeonato Mundial de Rally Raid”.

Já Mark Cameron, managing director da Defender, sublinha: “Quisemos participar no Campeonato Mundial de Rally Raid como o derradeiro teste à capacidade e durabilidade do Defender. O novo Defender OCTA colocou a fasquia muito alta em termos de luxo e robustez, pelo que é impressionante vê-lo transformado num imparável concorrente do Dakar”.

Check-up Media Defender Rally 3
Estreia no Dakar 2026

Segundo reforça, “faltam apenas três meses para a partida em Yanbu, pelo que estou muito orgulhoso pelo facto de a equipa estar a começar a ganhar forma. Os nossos fabulosos pilotos e copilotos, bem como o nosso fantástico pessoal operacional e estratégico, estão, agora, sob a liderança de Ian James como team principal”.

E conclui: “Além disso, o Defender Dakar D7X-R de competição superou esta sessão de testes, pelo que tudo está a correr como previsto. Mal posso esperar para ver o Defender a enfrentar as dunas no Dakar”.

Mais sobre a Defender aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Pneus

Atualidade