As origens do Defender remontam ao primeiro modelo Série da Land Rover, apresentado a nível mundial no Salão Automóvel de Amsterdão, em abril de 1948, tendo entrado ao serviço da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em 1954.
Passaram 70 anos desde que esse primeiro veículo, um modelo especialmente concebido para utilização como dispensário médico móvel, entrou ao serviço, no deserto do Dubai.
Atualmente, o Defender mantém o compromisso de apoiar as comunidades em crise com o anúncio do seu mais recente projeto emblemático em Itália, onde a maior organização humanitária do mundo nasceu há 160 anos.
Para comemorar o nascimento deste movimento, fundado há 160 anos por Henry Dunant em Solferino, foi entregue à Cruz Vermelha Italiana um Defender 130 especialmente equipado para a responder a emergências.
O 130 integra equipamento avançado de comunicações por satélite para proporcionar acesso contínuo a nível nacional em alguns dos locais de mais difícil acesso e mais afetados por catástrofes no país.
O novo veículo foi modificado com a ajuda de especialistas da Cruz Vermelha Italiana para enfrentar emergências de grande escala e irá evitar que a mobilização de esforços de socorro seja afetada por falhas na rede móvel, um problema comum durante emergências.
Projeto pioneiro
Este projeto pioneiro integra tecnologia de satélite através de uma antena parabólica instalada no tejadilho do veículo. Esta tecnologia já é utilizada nas unidades de emergência fixas da Cruz Vermelha Italiana, mas será utilizada, pela primeira vez, numa unidade móvel no Defender 130 Outbound, que está preparado para enfrentar os terrenos mais acidentados e as condições mais difíceis.
O veículo também estará equipado com guincho e engate de reboque, permitindo tirar o máximo partido da capacidade de reboque de 3.000 kg do Defender 130 Outbound. O Defender colabora com a Cruz Vermelha Britânica e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), auxiliando comunidades vulneráveis a prepararem-se, a responderem e a recuperarem de crises em todo o mundo.
Ao longo de sete décadas, estima-se que esta parceria tenha tido um impacto positivo na vida de mais de dois milhões de pessoas em mais de 50 países. Este ano, o Defender irá participar numa série de celebrações e iniciativas de angariação de fundos para apoiar a associação e mostrar o seu trabalho internacional.
Durante sete décadas, o apoio à Cruz Vermelha Britânica e à FICV tem auxiliado pessoas afetadas por conflitos e catástrofes naturais em todo o mundo. Após a entrada ao serviço do primeiro dispensário médico móvel em 1954, vários Land Rover Série 1 foram enviados para o Quénia para auxiliar as equipas de enfermagem na prestação de serviços médicos e de assistência social a mulheres e crianças nas aldeias florestais do distrito de Nyeri.
Em 1968, foram enviados veículos para a Nigéria para apoiar os esforços humanitários da Cruz Vermelha Internacional e das Sociedades do Crescente Vermelho durante o conflito do Biafra, e os veículos Land Rover distribuíram auxílio após o ciclone de Andhra Pradesh, na Índia, em 1977.
Operações sem fronteiras
Entre 2008 e 2009, vários modelos Defender estiveram envolvidos em operações de resposta a furacões, tanto nas Ilhas Turcas e Caicos como nas Ilhas Caimão. Apoiaram, também, projetos de saneamento e exercícios de formação no Tajiquistão, em 2015.
Neste projeto, foram formados mais de 42 mil adultos e 4.000 crianças em saúde e higiene básicas. Mais recentemente, a relação entre o Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o Defender levou a que outros parceiros contribuíssem para comprovar a capacidade do modelo mais recente para trabalho humanitário.
Os especialistas em frotas da IFRC, no Dubai, enfrentaram a areia implacável do deserto e as estradas sinuosas da autoestrada Jebel Jais para avaliar a capacidade todo-o-terreno e comportamento em estrada dos protótipos Defender em 2019.
O Defender também desempenhou um papel fundamental na pandemia de covid-19, com uma frota de 27 veículos atribuídos à Cruz Vermelha Britânica para entregar medicamentos e alimentos a pessoas vulneráveis em todo o Reino Unido. A nível mundial, uma frota de 267 veículos Defender apoia as Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Mais sobre a Land Rover aqui.