Defender Dakar D7X-R exibe nova indumentária

Antes da estreia na edição de 2026 da prova de todo-o-terreno mais difícil do mundo, que arrancará a 3 de janeiro, o Defender Dakar D7X-R mostra o seu design "Geopalette".
Check-up Media Defender Dakar D7X-R

A Defender Rally apresentou o novo Defender Dakar D7X-R, modelo oficial da equipa para o Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2026 (W2RC), antes da sua estreia competitiva no Rali Dakar em janeiro.

Uma equipa de pilotos e copilotos irá enfrentar a aventura épica no Defender Dakar D7X-R, onde três equipas irão resistir a mais de 80 horas de condução competitiva ao longo de dua semanas e cerca de 5.000 km de etapas cronometradas.

A lenda do Dakar, Stéphane Peterhansel, e Mika Metge, bem como as duplas Rokas Baciuška/Oriol Vidal e Sara Price/Sean Berriman serão apoiados por uma equipa experiente de mecânicos e engenheiros, com o recém-nomeado Team Principal, Ian James, ao leme.

Cada Defender Dakar D7X-R sai da linha de montagem nas instalações de produção Defender de última geração em Nitra, na Eslováquia, respeitando os regulamentos que determinam que a carroçaria do veículo de competição não pode ser modificada em relação às suas origens de produção.

Os regulamentos da FIA para a nova categoria Stock, lançada para 2026, estipulam o que não pode ser alterado no veículo de produção, bem como o que e como pode ser modificado.

Check-up Media Defender Dakar D7X-R rear
Motor V8 biturbo

O Defender Dakar D7X-R adota a mesma arquitetura robusta da carroçaria D7x, a mesma caixa de velocidades e transmissão do Defender OCTA, o Defender de produção com mais capacidades de sempre.

Além disso, também será impulsionado pelo motor OCTA V8 biturbo de 4,4 litros – outro elemento que não pode ser modificado – e irá funcionar com um combustível sustentável avançado, tal como definido e em conformidade com os regulamentos da FIA.

O Defender Dakar D7X-R irá competir com uma pintura crua, elementar e poderosa, inspirada nos tons e texturas do deserto. O novo design “Geopalette” inspira-se nas paisagens áridas que caracterizam o Dakar. Combina areia, pedra e tons de terra com uma pitada de Aqua, extraída das raras águas do deserto que trazem contraste e clareza.

Enquanto os regulamentos da categoria Stock restringem as alterações a elementos-chave do Defender OCTA, o modelo de competição apresenta uma gama de alterações realizadas pela Defender Rally concebidas para o desafio extremo proporcionado pelo Dakar e pelas rondas W2RC subsequentes.

O Defender Dakar D7X-R partilha a carroçaria do Defender 110, mas tem um depósito de combustível exclusivo de 550 litros incorporado na traseira do veículo, pronto para as longas etapas fora de estrada – a mais longa ultrapassou 800 km no evento do ano passado – enquanto um rollbar com especificação de competição protege a tripulação.

Check-up Media Defender Dakar D7X-R Rokas e Oriol
ADN de design OCTA

Para enfrentar as exigências do deserto, o Defender Dakar D7X-R inclui pneus de 35”, em conjunto com um aumento de 60 mm na via e altura ao solo elevada. A carroçaria foi alterada à frente e atrás para assegurar que o D7X-R mantém o seu ADN de design OCTA, aumentando os ângulos de ataque e saída.

As abas dos guarda-lamas OCTA alargadas são mais proeminentes no D7X-R, acomodando a via mais larga e proporcionando uma presença ainda mais arrojada. Os painéis das portas foram recortados e as embaladeiras complementadas para incorporar proteção adicional sob o piso para lidar com os impactos extremos esperados durante a competição.

A suspensão mantém os princípios cinéticos do Defender OCTA de produção e foi maximizada com um sistema de amortecedores de alta performance, incluindo um amortecedor à frente e amortecedores duplos paralelos atrás, desenvolvidos em parceria com o novo parceiro oficial de amortecedores: BILSTEIN.

Desenvolvido e avaliados nos testes do Defender Rally, o sistema de amortecedores melhora a capacidade nas condições mais extremas e suporta o peso adicional do depósito de combustível de 550 litros.

A parceria baseia-se na relação existente com a marca Defender, que equipa os veículos de produção também com amortecedores BILSTEIN. A empresa junta-se a uma carteira de parceiros de nível mundial da Defender Rally, na qual se inclui a Castrol e os fornecedores Shackleton e Alpinestars.

Check-up Media Defender Dakar D7X-R Sara e Sean
Mecânica de corrida

Embora o motor OCTA V8 de produção se mantenha mecanicamente inalterado (apesar de um restritor de admissão que limita a potência em conformidade com os regulamentos da categoria da FIA Stock), o sistema de refrigeração foi melhorado para lidar com as temperaturas extremas do deserto.

A refrigeração foi melhorada através do aumento da área frontal e da otimização do fluxo de ar através da grelha, onde um único radiador de grandes dimensões substitui os três radiadores incorporados nos veículos de produção.

O fluxo de ar através do radiador é apoiado por quatro ventiladores de 12V que apoiam a refrigeração a baixa velocidade. As revisões ao capot contribuem, adicionalmente, para a refrigeração e foi adicionado um filtro de partículas para evitar a admissão de areia. Foram também adicionados ao tejadilho acessórios de iluminação e entradas de ar para o habitáculo.

O Defender Dakar D7X-R incorpora a mesma caixa automática de oito velocidades do OCTA de produção, mas tem uma relação final inferior para se adaptar às condições típicas dos eventos de rally-raid e maximizar o binário a baixa velocidade.

Além disso, foi, também, equipado com um sistema de travagem exclusivo com especificação de rali: discos ventilados, pinças dianteiras de seis pistões e pinças traseiras de quatro pistões.

Check-up Media Defender Dakar D7X-R above
6.000 km de testes

A eletrónica do D7X-R é gerida por uma única unidade de controlo para desporto motorizado com calibração para competição, para maximizar a robustez nas exigentes condições do rali.

A equipa Defender Rally desenvolveu, também, um novo “Modo de Voo” para auxiliar a enfrentar os muitos saltos nas dunas do deserto. O Modo de Voo ajusta, automaticamente, a entrega de binário do motor às rodas sempre que o D7X-R está no ar para assegurar uma aterragem suave e proteger o sistema de transmissão.

No interior, foi incorporado um sistema de navegação regulamentado pela FIA e um head-up display para o condutor que apresenta a velocidade e direção, em conjunto com um painel de instrumentos para desporto automóvel configurável pelo piloto.

A disposição e os bancos de seis apoios, regulamentados pela FIA, são, posteriormente, adaptados a cada piloto para assegurar o máximo conforto durante os longos dias ao volante.

A bordo, os condutores irão transportar oito litros de água, três rodas de reserva – alojadas no local dos bancos traseiros e fixas ao novo rollbar – um kit de ferramenta, ar comprimido e peças sobressalentes essenciais, enquanto um par de macacos hidráulicos integrados pode elevar qualquer lado do veículo.

O Defender Rally já completou mais de 6.000 km de testes em todo-o-terreno com o protótipo do Defender Dakar D7X-R e a equipa está, agora, pronta para enfrentar o seu primeiro desafio, o Rali Dakar 2026, que começa a 3 de janeiro, na Arábia Saudita.

Mais sobre a Defender aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pesados

Atualidade