De motores elétricos a células de combustível: a Schaeffler no IAA Transportation 2022

A Schaeffler elegeu o IAA Transportation, plataforma líder mundial para o setor de transporte e logística, para fazer a sua primeira aparição este ano em feiras como expositora.

Os camiões e autocarros representam apenas 4% do stock global de veículos, mas respondem por 40% das emissões globais de CO2 no transporte rodoviário. Ao mesmo tempo, as exigências no setor de transporte e logística continuam a aumentar.

“O que significa que os desafios para os OEM e fornecedores são óbvios: expandir a eletrificação, reduzir as emissões e desenvolver soluções inteligentes em automação e digitalização. Estamos a aproveitar os nossos produtos inovadores de acionamento e chassis para apoiar o desenvolvimento de uma logística sustentável”, afirma Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

Como parceiro confiável do setor de transporte e logística há mais de 75 anos, a Schaeffler produz mais de 80 milhões de rolamentos anualmente para clientes de veículos comerciais em todo o mundo. O maior crescimento no mercado de cadeias cinemáticas de veículos comerciais virá da eletrificação.

“A Schaeffler oferece uma gama muito ampla de soluções para acionamentos elétricos e estamos à espera que haja um grande crescimento nesta área”, salienta Matthias Zink, CEO de Automotive Technologies da Schaeffler AG. Essas soluções incluem acionamentos elétricos para bicicletas de carga e eixos elétricos para pesados até 7,5 toneladas, além de sistemas e componentes para eletrificação de grandes camiões”, frisa.

No próximo ano, os primeiros motores elétricos de elevado desempenho da Schaeffer para veículos comerciais começarão a ser produzidos em série.

Além disso, a Schaeffler já está a desenvolver uma nova geração de motores elétricos refrigerados a óleo com eficiência de conversão de energia de mais de 97%.

Muitos componentes individuais desses motores elétricos são fabricados internamente. Por exemplo, a Schaeffler é das poucas empresas em todo o mundo que domina tecnologias de enrolamento de estator altamente especializadas, como enrolamento em gancho e enrolamento ondulatório.

Check-up Media Schaeffler IAA Transportation 2022 2

Essas tecnologias permitirão à empresa produzir motores de desempenho cada vez mais elevado. A Schaeffler prevê que, em 2030, cerca de 60% de todos os veículos comerciais ainda sejam movidos por motores de combustão interna, sendo cerca de 20% movidos com função híbrida e, aproximadamente, 20% totalmente elétricos.

Mas, em 2035 – apenas cinco anos depois –, a participação do motor de combustão no mix de acionamento terá reduzido pela metade, de 60 para 30%, de acordo com as projeções da Schaeffler. Nesse ponto, os veículos totalmente elétricos e movidos a células de combustível representarão, juntos, cerca de 40% do mercado.

O foco tecnológico da Schaeffler para powertrains de veículos comerciais também inclui hidrogénio. A empresa acredita que o setor do transporte de longa distância será o primeiro a adotar os acionamentos por células de combustível. No entanto, os comerciais ligeiros também beneficiam desta tecnologia porque também percorrem, regularmente, distâncias maiores.

No IAA Transportation 2022, a Schaeffler apresenta uma van movida a célula de combustível. O eixo elétrico do veículo e a pilha de células de combustível, bem como o seu sistema de gestão de energia, foram desenvolvidos internamente e, no processo, a empresa expandiu, significativamente, o seu know-how em sistemas de powertrains com células de combustível.

Check-up Media Schaeffler fuel cell powered vehicle

A Schaeffler vai industrializar a produção de placas bipolares, componentes estratégicos das células a combustível, por intermédio de uma joint venture chamada “Innoplate”.

Com ela, a empresa está em parceria com a Symbio, também propriedade da Forvia e da Michelin, para fabricar essas chapas em grande volume.

A criação da Innoplate foi anunciada pela Schaeffler e pela Symbio em junho deste ano. Os parceiros iniciarão as suas atividades conjuntas em Haguenau, França, assim que as aprovações regulatórias ficarem concluídas. A produção das placas bipolares de elevada densidade de potência deve arrancar em 2024.

A Schaeffler desenvolve sistemas e componentes para todos os tipos de motorizações para veículos comerciais ligeiros e pesados ​​para descarbonizar ainda mais o transporte de mercadorias. É, por isso, que a empresa também oferece tecnologias para melhorar a eficiência dos sistemas de injeção de combustível.

Tal inclui um sistema de válvulas variável projetado, especificamente, para veículos comerciais, que reduz o consumo de combustível e as emissões. Além disso, o fornecedor está a trabalhar em tecnologias inovadoras de motores para combustíveis alternativos.

O que se aplica à combustão direta de hidrogénio em motores de combustão interna especialmente convertidos. O sistema de válvulas variável da Schaeffler tem um papel a desempenhar nesta área, pois permite um controlo muito preciso do circuito do ar, independentemente do método de formação da mistura de combustível, garantindo, assim, maior eficiência.

O portefólio de produtos da Schaeffler para veículos comerciais também inclui soluções de chassis para aplicações de condução automatizada. “Aqui, também estamos a preparar-nos para um mercado em crescimento que continuará a ganhar força nos próximos anos”, enfatiza Matthias Zink.

Por exemplo, a joint venture Schaeffler Paravan Technologies está a desenvolver o Space Drive, um sistema steer-by-wire sem qualquer ligação mecânica entre o volante do veículo e a caixa de direção. O que abre novas e importantes possibilidades de design para os fabricantes de veículos.

A Schaeffler está a desenvolver, sistematicamente, essa tecnologia para utilização em veículos de produção em série com o objetivo de permitir a automação e o controlo remoto de camiões, autocarros e veículos de transporte e logística, tornando-os mais eficientes, económicos e seguros.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional