powered by

DAYCO reforçou gama de correias de distribuição no EICMA

Empresa destacou, no salão de motos de Milão, a diversificada gama de correias de distribuição que produz, tanto para aplicações OE como para aftermarket.

A DAYCO, especialista em produtos para motores e sistemas de transmissão para as indústrias automóvel, industrial e de reposição, esteve presente no EICMA, a Exposição Internacional de Motociclos e Acessórios de Milão, que se realizou de 7 a 12 de novembro de 2023.

Com uma “impressionante” exposição de motos de diversas categorias de duas rodas, o stand da DAYCO destacou a diversificada gama de correias, tanto de variador como de transmissão final, que produz para aplicações OE e aftermarket.

“Estas correias, no entanto, não são apenas para motociclos e scooters. Destinam-se, também, a veículos fora de estrada, como motos de neve, ATV, bicicletas e outras soluções de mobilidade pessoal, abrangendo, portanto, vários designs diferentes e ampla variedade de composições, dependendo da sua utilização específica”, explica.

“Utilizando a sua considerável experiência no mercado automóvel, onde é o maior fornecedor de soluções de correias de distribuição OE para fabricantes de veículos em todo o mundo, a DAYCO está a responder às necessidades deste e de outros setores, destacando os muitos benefícios que a sua tecnologia de transmissão por correia DAYCO Power Carbon, a correia OE do BMW CE 04, dispõe para sistemas convencionais de acionamento por corrente”, acrescenta.

“Tal é particularmente evidente quando se trata de conveniência, pois não há necessidade de ajustar a tensão ou lubrificá-las, por exemplo, mas também mais compatíveis com o planeta, pois são mais leves, mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes, o que contribui para uma maior usabilidade, maior autonomia e melhor ambiente”, enfatiza a DAYCO.

“Em aplicações de desportos motorizados, onde os fabricantes continuam a aumentar a potência das máquinas, a correia DAYCO Power Carbon, com as suas qualidades de dissipação de calor e capacidade de transmitir alta potência, é a solução ideal”, diz.

“A relação que a DAYCO mantém com estes fabricantes, aliada às suas instalações de I&D de classe mundial, permite-lhe produzir soluções à medida que incorporam características como cordão híbrido de carbono, perfis de dentes específicos e borracha de elevado desempenho, algumas com fibras de aramida e borracha HNBR, que foram testados e validadas em ambiente de corrida e competição, para produzir as correias de distribuição mais fortes, mais flexíveis, mais resistentes ao calor e ao óleo e mais duráveis ​​para aplicações de elevado desempenho”, refere.

Check-up Media DAYCO Italy

Estes avanços em equipamento original são, posteriormente, transferidos para os produtos de pós-venda da DAYCO, para proporcionar maior fiabilidade e uma vida útil mais longa aos utilizadores.

“Sempre disposta a ouvir as necessidades do cliente, a DAYCO e o seu departamento de I&D também têm trabalhado para criar as melhores soluções para a comunidade automóvel e competitiva. Afora, agora em condições de apresentar uma gama de correias de distribuição dedicadas a aplicações em circuitos”, pode ler-se no mesmo documento.

Derivada da conhecida correia HT Power Carbon e utilizando uma mistura de tecnologias e materiais avançados, incluindo um cordão híbrido que combina cordões de vidro e fibras de carbono para proporcionar elevada resistência e contacto preciso na ranhura da polia, também inclui um HNBR composto que é usado para fornecer extrema resistência ao stress mecânico e para superar temperaturas elevadas.

Além disso, a DAYCO Racing também está a desenvolver correias sob medida, projetadas para diversas aplicações de corrida, tanto dentro como fora de estrada, naturalmente sempre exigindo o máximo desempenho.

“Embora muitas sejam para ATV e motos de neve, a empresa produziu uma correia variadora para uma moto de motocross Derbi, por exemplo, que teve um desempenho consideravelmente melhor do que a correia padrão, permitiu-lhe vencer o seu campeonato específico”, revela a DAYCO.

Check-up Media DAYCO app

Como resultado deste desenvolvimento contínuo, a gama de aftermarket da DAYCO está a crescer significativamente e inclui, agora, a correia de transmissão final para a scooter Yamaha TMAX 530, que foi lançada no EICMA.

“A gama padrão de motos e scooters da empresa também esteve representada e, após uma reformulação completa da marca introduzida em 2022, a gama foi alargada para fornecer aos clientes a profundidade necessária para cobrir a maioria das aplicações do parque automóvel europeu”, salienta a empresa.

Portanto, a gama incorpora, agora, mais de 180 referências de peças, reunidos em três níveis. “A primeira, é para veículos de 50 a 200 cc, que são correias padrão com costas planas e cordão de poliéster, abrangendo 94 referências”, diz.

“A segunda família destina-se a scooters e motociclos de 50 a 400 cc com maior desempenho, que incorporam cordão de aramida, para populares aplicações, como SYM, Suzuki, Gilera, Piaggio e Honda, totalizando 78 referências de peças”, revela.

“O terceiro nível é o topo de gama XTX, que inclui igualmente um cordão de aramida, mas também é de dupla engrenagem, o que proporciona maior flexibilidade, além de manter a estabilidade dimensional, necessária por se tratar de maxi scooters, portanto as que têm mais de 400 cc”, acrescenta.

Refira-se que toda a gama de pós-venda “é apresentada com as cores distintivas da empresa e segue as diretrizes da marca DAYCO”, tanto na sua apresentação como na qualidade do produto, “proporcionando, assim, aos distribuidores, instaladores profissionais e entusiastas o melhor em soluções de transmissão por correia”, conclui.

Mais sobre a DAYCO aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Pneus