A DAYCO, especialista em produtos para motores e sistemas de acionamento para as indústrias automóvel, industrial e de reposição, acaba de introduzir três produtos de acionamento por correia síncrona no mercado norte-americano, garantindo, desta forma, uma cobertura para todas as principais máquinas industriais.
“Trata-se de um momento ideal para os clientes descobrirem como estas correias podem ajudar a gerar, significativamente, economia de energia”, avança a DAYCO, em comunicado. Disponíveis desde o início de abril, os três produtos completam “uma abordagem boa e melhor para que os clientes tenham acesso a uma linha completa de correias com diferentes compostos e aplicações de mercado”, sublinha.
Gama completa
A gama completa inclui: “Correias HT Power: uma oferta completa com perfis imperiais e métricos para todas as principais aplicações industriais. Estas correias oferecem elevada estabilidade dimensional, alta resistência e boa durabilidade flexível, bem como boa resistência ao cisalhamento, ao calor e ao óleo para uma ótima relação desempenho/valor. A correia HT Power foi projetada para suportar temperaturas na faixa de -20◦C a 100◦C”, destaca o comunicado.
Já as correias HT Power Plus “são de elevado desempenho, tendo sido especialmente projetadas para aplicações que exigem alta capacidade de carga, velocidades baixas ou altas e grande segurança operacional”, diz.
“Estas correias reforçadas oferecem elevada resistência coesiva e são, também, resistentes à abrasão, ao desgaste, ao óleo, ao calor e à humidade. Podem suportar uma ampla faixa de temperaturas (-20◦C a 100◦C), são resistentes a rasgos e proporcionam baixo atrito e ruído”, explica a empresa.
O terceiro produto são as “correias de carbono HT Power”. Segundo a empresa, “oferecem o melhor em carga de choque e resistência à temperatura, tendo sido projetadas para uma variedade de aplicações, incluindo substituição de correntes de rolos ou conversão de correias em V, bombas, máquinas de elevado binário e baixa velocidade, bem como equipamentos de manuseamento de materiais”.
E acrescenta: “A sua estrutura de correia dispõe da melhor combinação de materiais avançados e inovadores para as aplicações mais exigentes, proporcionando alta resistência mecânica da correia e encaixe de dentes de alta precisão nas ranhuras. Foram projetadas com rigidez aprimorada para fornecer extrema resistência a tensões mecânicas, a temperaturas elevadas e a fluidos e produtos químicos agressivos. Com excelente estabilidade dimensional, resistência e flexibilidade, juntamente com baixo ruído e baixo atrito, destina-se a desempenhos de elevada carga, oferecendo a mais alta resistência a temperaturas (-30°C a 130°C)”.
Desempenho elevado
Segundo Kristian Campbell, gestor de produtos industriais da DAYCO North America, “existe uma mudança crescente na indústria em direção às correias síncronas e não apenas por causa das suas incríveis características de desempenho”.
E vai mais longe: “Os nossos clientes garantem uma série de benefícios ao atualizar os acionamentos por correia das suas instalações para operar correias síncronas. Existem oportunidades significativas de poupança de energia e de custos ao fazê-lo, especialmente quando estas empresas gastam centenas de milhares de dólares em eletricidade todos os meses”, diz.
No mínimo, a conversão de acionamentos mecânicos para uso de correias síncronas “economiza, aproximadamente, 5% no uso de energia por acionamento”, afirma a DAYCO, no mesmo comunicado. “Tal ocorre porque uma corrente ou correia em V tem, no máximo, 94% de eficiência em comparação com 99% de uma correia síncrona”, remata.
Mais sobre a DAYCO aqui.