“O sistema de refrigeração do motor estabiliza a temperatura de funcionamento do “coração” do veículo, limitando o aumento acima dos limites esperados. O líquido de refrigeração é posto em circulação pela bomba de água, que deve garantir o fluxo correto em cada rotação do motor”, começa por explicar a DAYCO.
“A operação incorreta da bomba de água pode causar danos significativos no motor. Por este motivo, é extremamente importante que ela seja verificada sistematicamente. Em muitas aplicações, a bomba de água é controlada pela correia de distribuição”, acrescenta.
Segundo diz “por isso, o seu controlo e qualquer substituição durante a manutenção do sistema de controlo de distribuição são extremamente importantes”.
A bomba de água é um dos componentes do kit de distribuição com bomba de água. Os principais elementos que caracterizam a qualidade da bomba de água DAYCO são, desde logo, o rolamento.
“É ele que suporta o impulsor de um lado e a polia do outro. Este elemento deve garantir uma suavidade constante e suportar as cargas geradas pelo sistema”, refere.

Força da técnica
“Pode ser um rolamento de esferas duplo ou um rolamento de esferas simples (lado do impulsor), bem como um rolamento de rolos (lado da polia). A determinação da geometria do rolamento é feita pelo fabricante do motor de acordo com as cargas geradas pelo sistema”, frisa.
Outro elemento é o impulsor. “Pode ser fabricado em material sintético reforçado com fibra de vidro, aço ou ferro fundido. O perfil das pás do impulsor é importante, pois deve garantir o fluxo correto e evitar efeitos de cavitação. O design do impulsor é complexo, uma vez que garante um fluxo constante de líquido a todas as velocidades do motor”, dá conta.
Depois, a vedação, que está montada entre o impulsor e o rolamento. “A vedação deve garantir que o líquido é selado a todas as temperaturas e velocidades de funcionamento”, alerta a DAYCO.
“O objetivo é evitar que o líquido entre no rolamento e comprometa a qualidade da massa lubrificante, danificando a bomba”, diz. Quanto ao corpo da bomba, “normalmente é fabricado em plástico ou alumínio e deve garantir a correta rigidez e geometria do sistema”, enfatiza.
Os outros elementos do kit de distribuição com bomba de água são a correia de distribuição, o tensor, a polia intermédia e os kits de acessórios. “A bomba de água dos kits é uma derivação de equipamento de origem, oferecendo a máxima segurança e durabilidade, conforme exigido pelos fabricantes”, conclui.
Mais sobre a DAYCO aqui.