A DAYCO, especialista em produtos para motores e sistemas de transmissão para os setores automóvel, industrial e de reposição, passou, com sucesso, a fase preliminar dos “Acordos de Inovação Automóvel DD 10/10/2022” do Ministério das Indústrias e Made in Italy (MIMIT).
A empresa apresentou um projeto de I&D intitulado “A economia circular na indústria da borracha” que trata da “reutilização de borracha desvulcanizada na conceção de componentes e no seu processo de produção’, no âmbito da sua missão de reduzir o impacto ambiental.
O projeto terá duração de 36 meses e tem dois objetivos principais. “O primeiro, é reduzir a percentagem de elastómeros da cadeia de fornecimento tradicional durante o processo de fabrico, inserindo uma fração de matérias-primas secundárias, juntamente com as matérias-primas virgens, no produto acabado”, explica a DAYCO, em comunicado.
O segundo objetivo “é mais ambicioso e envolve a recuperação nas instalações de serviço dos veículos das correias substituídas durante o serviço programado de rotina”, diz a empresa.
“Estes componentes de borracha, depois de cumprirem as especificações de função e durabilidade exigidas, podem ter uma segunda vida, por exemplo reciclados numa classe diferente de produtos, o que reduzirá, naturalmente, o impacto no ambiente”, frisa.
“Com estas ações, a DAYCO segue o seu princípio corporativo ‘Move Forward, Always’: trazemos inovação desde a fase de design do produto, respondendo às regulamentações internacionais do setor automóvel, e oferecemos soluções industriais que cumprem os princípios de sustentabilidade da empresa”, explica.
E conclui: “A formidável equipa de I&D da DAYCO, em conjunto com outros departamentos relevantes da sua fábrica de Chieti, em Itália, trabalhará em conjunto permitindo à empresa atingir plenamente estes objetivos”.
Mais sobre a DAYCO aqui.