powered by

Das consolas para as estradas? Sony exibe Vision-S em ambiente real

Ganha forma a entrada da Sony no jogo dos gigantes da indústria automóvel. O protótipo Vision-S, 100% elétrico e autónomo, da criadora da PlayStation, tem feito várias aparições.

Os fabricantes de automóveis podem estar prestes a ganhar (mais) um concorrente de peso. A Sony, criadora da PlayStation, poderá estar prestes a lançar-se na produção em série de um modelo próprio: o Vision-S. Das consolas para as estradas reais?

Até ao momento, a Sony vai apenas partilhando vídeos do Vision-S a circular em circuitos fechados e em estradas austríacas, em ambiente controlado. Mas o jogo, aparentemente, será outro. Mais ambicioso. Ou não esteja o gigante tecnológico a investir no desenvolvimento deste protótipo 100% elétrico e autónomo.

O Vision-S fez ainda uma pequena “aparição” virtual na mais recente edição da Feira de Eletrónica de Consumo (CES), em Las Vegas, não tendo os responsáveis revelado qualquer plano de produção em série. Mas o arranque dos testes em estrada, divulgados pela própria Sony, estão a criar grande expectativa na indústria automóvel.

Os poucos dados avançados pela Sony, na sequência dos vídeos, permitem saber apenas que o Vision-S já “alcançou um novo estágio” do seu desenvolvimento, passando, agora, à fase de ensaios dinâmicos na via pública, para “avaliação técnica”.

Sony Vision-S interior

Num dos vídeos, é possível distinguir vários elementos de assistência à condução e multimédia, baseado num painel digital que cobre a totalidade do tablier, composto por vários ecrãs independentes, um deles para projetar imagens de realidade aumentada de todo o ambiente em redor do veículo.

O protótipo da Sony contará com um total de 40 sensores (mais sete do que no concept revelado em Las Vegas), incluindo os de imagem CMOS e ToF, camuflados e capazes de reconhecer pessoas e objetos dentro e fora do veículo, com vista a apoiar a assistência à condução, sem necessidade de intervenção humana.

https://www.youtube.com/watch?v=AtyojR38K0c&ab_channel=Sony

Também os sensores LiDAR apresentam já maiores competências na avaliação de objetos e de distâncias para o veículo, que terá uma capacidade avançada de análise dos dados através da fusão da informação obtida por todos os elementos de condução autónoma.

A Sony adianta que o Vision-S está preparado para assumir o nível 2 de condução autónoma e terá à disposição dois motores elétricos com 200 kW (272 cv), um por eixo, cumprindo o tradicional arranque dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKF_logo300x150_mATA_store_300x150_m2Checkup_club_300x150_finalFUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150liquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional