powered by

Dachser expande entregas livres de emissões a 11 cidades até 2022

Transporte livre de emissões de gases poluentes passará a representar o serviço standard da Dachser para entregas em áreas urbanas, previamente definidas, em 11 cidades.

A Dachser está a expandir a sua rede de “distribuição sem emissões”, com o objetivo de assegurar entregas livres de poluentes e, também, com menor poluição sonora em, pelo menos, 11 áreas metropolitanas europeias, até final de 2022.

Até ao momento, a multinacional de logística já proporciona uma rede com zero emissões no centro de três cidades – Estugarda (Alemanha), Friburgo (Suíça) e Oslo (Noruega) – e está, agora, em fase de implementação deste projeto em outras oito metrópoles da Europa.

A cidade do Porto é a única portuguesa presente nesta lista, em que se encontram, também, Berlim e Munique (Alemanha), Estrasburgo e Paris (França), Praga (República Checa), Copenhaga (Dinamarca) e Madrid (Espanha).

Desta forma, o transporte livre de emissões de gases poluentes passará a representar o serviço standard da Dachser para entregas em áreas urbanas, previamente definidas, em 11 cidades.

Sabia que…

Na Europa, a Dachser posiciona-se no transporte rodoviário como uma solução única para todas as necessidades logísticas orientada para a exportação?

Para isso, a empresa está a converter as suas redes de transporte e armazéns, em cada uma das cidades, passando a recorrer apenas a carrinhas e camiões elétricos (e-trucks), assim como a bicicletas de carga movidas, igualmente, a energia elétrica e desenhadas para suportar até 250 kg de mercadoria.

As e-trucks assumem, a partir dos armazéns centrais da Dachser, o abastecimento dos microhubs – pequenos armazéns instalados nas proximidades dos centros das cidades – e as entregas ao destino final das mercadorias que excedam a capacidade das bicicletas, devido ao seu peso ou dimensão. As rotas desenhadas para as bicicletas elétricas, por sua vez, começam nos microhubs e servem, primeiro, as zonas pedestres dos centros das cidades.

Com este modelo, a Dachser pretende agilizar a distribuição de mercadoria no centro das cidades, através de uma rede mais capilar e “amiga do ambiente”. Refira-se que o projeto-piloto de “zero emissões” da multinacional venceu um prémio, em dezembro de 2018, em Estugarda, numa competição de logística urbana sustentável, promovida pelo Ministério Federal do Ambiente alemão.

Mais sobre a Dachser aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional