powered by

Dachser constrói novo armazém em Memmingen, na Alemanha

Projeto envolve investimento de 25 milhões de euros. Novo centro de logística destaca-se por ser totalmente automatizado e, ainda, por operar à base de energias alternativas.

A Dachser prepara-se para expandir as suas instalações de logística em Memmingen, na Alemanha, com a construção de um espaço com sistema de armazenamento em altura para alimentos não refrigerados e embalagens para alimentos.

A multinacional de logística irá, assim, investir 25 milhões de euros neste armazém, que se destaca por ser totalmente automatizado e por ter sido projetado para operações sustentáveis e amigas do ambiente, já que será capaz de gerar grande parte da sua própria energia através de sistemas fotovoltaicos e a partir de hidrogénio. O projeto estará completo no verão de 2022.

Com uma área total de 7.500 m2, as novas instalações destacam-se pelos 32 metros de altura – espaço que permitirá armazenar 52 mil paletes de alimentos não refrigerados e embalagens para alimentos. Totalmente automatizado, o armazém foi projetado para alojar produtos de movimentação rápida de diferentes clientes, com uma elevada percentagem de paletes completas.

Por dia, serão cinco mil o total de paletes armazenadas ou retiradas de stock, através dos 22 cais de carga e descarga para camiões e numa área de manipulação de cerca de 2.600 m2, por intermédio de sistemas de transporte automatizados. No nível superior, acima da área de carregamento, 2.300 m2 serão dedicados a operações de separação manual de pedidos (picking) e acabamento.

No total, serão 40 os funcionários do centro de Memmingen a trabalhar nas novas instalações com sistema de armazenamento em altura. O novo armazém em Memmingen é um projeto emblemático num dos principais locais dedicados a operações de contract logistics da rede Dachser. A maior parte da energia necessária para a operação do armazém será gerada utilizando um sistema fotovoltaico com uma potência de aproximadamente um megawatt.

Sabia que…

a Dachser é dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 30.609 trabalhadores em 399 filiais, espalhadas por 44 países?

Para cobrir os momentos em que este sistema não forneça energia suficiente, o armazém usará eletricidade neutra em carbono, 100% da qual será produzida a partir de energia hidroelétrica. A criação de uma unidade de cogeração está, também, a ser considerada.

O novo armazém estará conectado ao sistema de aquecimento urbano de uma central térmica regional, de onde poderá extrair calor e fornecer energia excedente – processo que já é posto em prática no centro de Allgäu desde 2010. Além disso, o objetivo é que a eletricidade produzida nas instalações seja utilizada para carregar veículos elétricos a bateria e, a longo prazo, para a produção de hidrogénio.

Aqui, refira-se que as leis de conservação alemãs exigem que o impacto da construção seja compensado, o que a Dachser alcançará em coordenação com as autoridades municipais de Memmingen através de um extenso programa de replantação no espaço da empresa. Além disso, toda a precipitação recolhida nas instalações será adicionada às reservas de água subterrânea.

O centro de logística de Allgäu, em Memmingen, é o maior ponto de operação da Dachser em todo o mundo. Os 880 funcionários que trabalham no local são responsáveis pela gestão do transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo, bem como alimentos refrigerados e não refrigerados.

Todos os dias, são movimentadas 3.000 toneladas de alimentos e 2.500 de bens industriais e de consumo, sendo a logística contratual a grande força da filial. Quando as operações arrancarem no novo armazém, no verão de 2022, a Dachser será capaz de oferecer aos clientes em Memmingen mais de 200 mil espaços para paletes.

Mais sobre a Dachser aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional