Com 50 contentores de 40 pés (FEU), o transporte chegou à cidade de Ludwigshafen, na Alemanha, no final do passado mês de dezembro, tornando-se no primeiro da multinacional de logística a completar o percurso na direção ocidental.
Neste novo trajeto, a equipa da Dachser China coordenou todo o processo com o operador ferroviário, incluindo a recolha da mercadoria, a entrega no terminal e o despacho aduaneiro. Posteriormente, em Ludwigshafen, a filial de Mannheim da Dachser organizou a distribuição dos contentores pela rede terrestre da empresa, em outras cidades alemãs e na Europa.
“A pandemia e a consequente escassez da capacidade de transporte aéreo e marítimo levaram a uma maior procura do transporte ferroviário. Outro fator que impulsionou esta época alta no mercado asiático foi a proximidade do Ano Novo Chinês”
Vedat Serbet
Rail Services Manager EMEA da Dachser
Recorde-se que, em 2020, a Dachser já tinha criado uma linha de transporte ferroviário regular para produtos químicos na direção oriental, de Frankfurt à China. Refira-se, ainda, a “Nova Rota da Seda”, que liga a China à Europa através de Erenhot, na Mongólia, passando pela Rússia, Bielorrússia e Polónia, assegura uma rota terrestre com condições estáveis para transportar, por exemplo, produtos químicos.
Simultaneamente, esta solução é uma alternativa eficiente e rentável ao transporte aéreo e marítimo. “O transporte por via ferroviária é altamente seguro em termos de programação e permite aos clientes evitar as tarifas voláteis de frete marítimo ou os cancelamentos repentinos dos voos. Por último, mas não menos importante, este meio de transporte é mais acessível do que o transporte aéreo”, realça Vedat Serbet, Rail Services Manager EMEA da Dachser.
Sabia que…
a Dachser é dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 30.609 pessoas em 399 filiais espalhadas por 44 países?
Os clientes da Dachser Portugal têm, também, acesso a este serviço ferroviário, que acaba por ser uma alternativa economicamente mais vantajosa em relação à carga aérea e mais rápida do que o transporte marítimo.
Para importação da China, o operador de logística global disponibiliza, para além do serviço FCL (contentor completo), um serviço de grupagem rail com consolidação própria na China. Ou seja, a Dachser agrupa a carga de vários clientes num mesmo contentor.
Esta opção revela-se particularmente útil para cargas mais pequenas, que não preenchem um contentor completo. Neste caso, a mercadoria segue por rail da China para um terminal em Hamburgo, na Alemanha, onde é desconsolidada e reexpedida para Portugal, aproveitando a rede de transporte terrestre European Logistics da empresa.
Mais sobre a Dachser aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade