Durante o Monaco Yacht Show, a Automobili Lamborghini e o The Italian Sea Group apresentaram, em estreia mundial, o novo Tecnomar for Lamborghini 101FT.
A colaboração entre as duas marcas teve início em 2020, com o lançamento do Tecnomar for Lamborghini 63, modelo que homenageava o ano de fundação da casa de Sant’Agata e que se revelou um enorme sucesso entre os entusiastas.
“O novo 101FT, assim designado pelo seu comprimento de, aproximadamente, 30 metros, representa a síntese perfeita entre duas empresas que simbolizam a excelência do Made in Italy à escala global”, dá conta o comunicado.
“Distinguindo-se pelo elevado valor tecnológico e de design, este projeto foi concebido com o objetivo de proporcionar uma experiência irrepetível a quem conduz o iate a motor – tal como acontece com os clientes Lamborghini”, acrescenta.
Segundo diz, “o modelo resulta da sinergia entre as duas marcas, combinando a excelência técnica e de engenharia do The Italian Sea Group com a estética distinta e a inovação características dos superdesportivos da Lamborghini”.

Fúria na água
Luxo, design e inovação são as palavras-chave que definem este iate de prestígio, que exalta a excelência da indústria italiana. O Tecnomar for Lamborghini 101FT incorpora alguns dos elementos mais icónicos e apreciados do design e das linhas da Lamborghini.
“Começando pelos exteriores, estes são inspirados no novo modelo exclusivo Fenomeno – produzido numa edição limitada de apenas 29 unidades – apresentado em estreia mundial em agosto, durante a Monterey Car Week”, pode ler-se no mesmo documento.
De acordo com a marca, “para além da cor – o Giallo Crius utilizado na decoração de lançamento –, outros elementos inspirados no Fenomeno incluem os grupos óticos dianteiros e traseiros, que evocam os utilizados no superdesportivo de Sant’Agata Bolognese”.
E vai mais longe: “No entanto, é no conjunto das linhas exteriores que se reconhece a assinatura inconfundível, icónica e essencial da marca, onde cada detalhe alia a máxima funcionalidade à mais pura estética”.
A consola de comando do iate inspira-se, claramente, nos automóveis de Sant’Agata Bolognese, em particular no Temerario, o modelo “fuoriclasse” híbrido V8 HPEV da Lamborghini. “Significa isto que estar ao leme do 101FT proporciona uma sensação equivalente à de estar ao volante de um superdesportivo Lamborghini”, garante a marca.

Potência total de 7.600 cv
Os interiores revelam uma clara afinidade com os modelos da casa de Sant’Agata Bolognese, tanto ao nível das cores como das costuras e das formas. A bordo, estão presentes elementos icónicos da Lamborghini, como os hexágonos, as linhas depuradas e o característico formato em “Y”.
O iate tem capacidade para acomodar até nove convidados e dispõe de três cabinas para a tripulação, garantindo espaços amplos e confortáveis que tornam agradáveis até as viagens mais longas.
Do ponto de vista técnico, o 101FT está equipado com três potentes motores MTU 16V 2000 M96L, combinados com três hélices de superfície, que permitem atingir uma velocidade máxima de 45 nós e uma velocidade de cruzeiro de 35 nós.
Estes desempenhos são sustentados por uma potência total de 7.600 cv e dois geradores de 35 kW, garantindo eficiência e fiabilidade em todas as condições.
O Tecnomar for Lamborghini 101FT foi apresentado numa versão à escala, em estreia exclusiva durante a conferência de imprensa no Monaco Yacht Show, a montra mais prestigiada do panorama náutico internacional. O modelo definitivo deverá zarpar no final de 2027.
Mais sobre a Lamborghini aqui.