O branco, o preto e o cinzento continuam a ser as cores mais comuns em automóveis. Mas, nos últimos anos, verificou-se um aumento significativo da procura de de cores especiais, muito saturadas e exclusivas dos OEM.
“Neste contexto, a Cromax, uma das marcas globais de pintura da Axalta, um dos principais fornecedores mundiais de tintas líquidas e em pó, responde à tendência dos OEM com três tintas inovadoras que foram concebidas para aumentar a produtividades das oficinas”, afirma a empresa, em comunicado.
Quais as novas cores especiais? A primeira é a Pure Blue WB22 Cromax Pro, “uma tinta azul-esverdeada, muito saturada, que responde à clara tendência dos veículos de OEM que utilizam azuis muito saturados nas fórmulas de cor originais”, explica empresa. “Esta tinta pode ser utilizada em determinadas cores lisas, mas é especialmente adequada para cores com efeito”, acrescenta.
“A AM951 Special Maroon é a solução que os pintores necessitam para reparar a cor Soul Red Crystal do Mazda 46V, que, devido à sua elevada saturação, é uma cor difícil de reproduzir. Esta nova tinta é a solução que as oficinas precisam para reparar as cores dos OEM com um efeito de alta saturação, independentemente da utilização da Base Bicamada Cromax Pro, Cromax ou Centari”, revela.
Por sua vez, a “AM54 Pure Orange é uma tinta que foi concebida para a reparação de veículos cor-de-laranja muito saturada, como a cor Orange Valencia do Renault Clio de 2019”, dá conta a Cromax. E continua: “O cor-de-laranja é uma cor que está a ser cada vez mais utilizada em automóveis, uma vez que combina a energia do vermelho e a felicidade do amarelo numa cor brilhante que cria sentimentos de liberdade, otimismo e alegria”.
Além destas tintas, a Cromax também tem a ampla gama ChromaHybrid, que contém tintas especiais e exclusivas que se adaptam às tendências dos OEM e que podem ser utilizadas com as Bases Bicamada Cromax e Cromax Pro.
A gama ChromaHybrid inclui quatro tintas: “ChromaHybrid WH1795 Shining Silver EFG, que permite obter um efeito brilhante surpreendente e complexo. Uma vez que é incolor, não afeta a cor e proporciona apenas o brilho especial que só é possível obter com partículas de cristal”, explica.
“Já o ChromaHybrid Turquoise Pearl WH1018, que utiliza um exclusivo pigmento perolado azul-esverdeado, com base de mica, proporciona um excelente efeito visual metálico com um alto brilho. É uma tinta com um efeito de alta saturação que contribui para os pintores obterem uma cor azul-esverdeada com um efeito transparente”, detalha.
“No caso do ChromaHybrid Very Fine Blue Pearl WH1019, é uma tinta que permite aos pintores obter tonalidades azuis muito puras e outras que requerem um brilho muito subtil. É caracterizada por partículas de mica que criam um aspeto uniforme, proporcionando uma excelente cobertura e um acabamento acetinado pouco comum”, destaca.
E conclui: “Por fim, a ChromaHybrid Spectral Silver WH1736, que consiste num pigmento que desvia a luz e cria o aspeto de vários prismas que originam um arco-íris brilhante, mudando para uma cor prateada líquida. Tem uma cor neutra e pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros pigmentos para criar cores subtis e sofisticadas”.
Mais sobre a Cromax aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade