Coração da LIQUI MOLY bate forte no Experience Centre

O Check-up visitou o novo centro da LIQUI MOLY, no Cacém. Combina oficina com academia de formação e montra de exposição de produtos. Uma “casa” para quem vive a marca.
Fotos
Check-up Media LIQUI MOLY Experience Centre

À entrada do novo LIQUI MOLY Experience Centre, no Cacém, o impacto visual é imediato. Contra o branco imaculado do edifício, as cores icónicas da marca – azul, vermelho e branco – destacam-se com força, quase como um convite irrecusável a entrar.

Mas, ainda assim, é difícil imaginar o que reside no interior. Este espaço, o primeiro do género em Portugal, não é apenas uma infraestrutura de design inspirador. É a materialização de uma visão que conjuga inovação, formação e proximidade com o cliente.

Em vésperas da quadra natalícia, o Check-up visitou o novo espaço e autêntico state of the art da empresa alemã de lubrificantes e aditivos. E ninguém melhor do que Cláudio Delicado, head of strategic communication & marketing da LIQUI MOLY Iberia, para nos contar a história por detrás deste projeto único.

“Este centro foi pensado ao detalhe, desde o conceito até à execução”, começa por afirmar Cláudio Delicado, enquanto percorre connosco os corredores do espaço.

“A ideia nasceu da visão do Matthias Bleicher, o nosso responsável ibérico, que trouxe uma proposta clara e inovadora: criar um espaço que servisse tanto para a formação de técnicos como para estreitar a relação com os clientes. É uma ideia pioneira. Em Portugal, e mesmo na Europa, é difícil encontrar algo do género”.

Mundo LIQUI MOLY

Matthias Bleicher, figura central deste projeto, foi o responsável por imaginar um espaço que fosse muito mais do que uma oficina moderna. “Foi a partir da ideia dele que começámos a desenhar o que hoje temos aqui”, revela.

Check-up Media LIQUI MOLY Cláudio Delicado

“O Matthias acreditava que o mercado ibérico precisava de algo que fosse diferenciador, algo que destacasse ainda mais a proximidade e o suporte técnico que a LIQUI MOLY já oferece. Para nós, foi um privilégio transformar essa visão em realidade”, explica Cláudio Delicado ao Check-up.

Além de liderar a marca nos mercados português e espanhol, o CEO desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do projeto, inspirando a equipa a superar-se.

“Este é um exemplo do espírito LIQUI MOLY: fazer diferente, mas sempre com propósito. Cada detalhe, aqui, foi pensado para atingir um objetivo claro. E, isso, reflete o profissionalismo e a liderança de Matthias Bleicher”, acrescenta Cláudio Delicado.

O LIQUI MOLY Experience Centre não é apenas uma infraestrutura moderna. É um conceito. Cláudio Delicado descreve-o como um “ponto de encontro para experiências”. “Imaginemos um fim de semana em que temos aqui 150 “Carochas” e os seus proprietários, a aprenderem como usar os nossos produtos nos seus carros clássicos. Ou uma formação específica para uma oficina que quer otimizar os seus processos. Este espaço foi pensado para ser dinâmico e inclusivo”, sublinha o responsável.

Desde o início, a ideia foi abrir as portas não só a clientes profissionais, mas, também, a entusiastas da marca. “Já tivemos várias pessoas a perguntar se podiam visitar, mesmo antes de estar tudo montado. O centro ainda não está oficialmente aberto, mas sempre que alguém nos procura, fazemos questão de receber a pessoa. Este espaço foi nosso até agora. A partir daqui, será já do mercado”.

Detalhe perfeito

Transformar a visão inicial num espaço funcional e acolhedor exigiu meses de dedicação e trabalho em equipa (um especial agradecimento ao André Rodrigues). Todos participaram. “Houve muitas mãos envolvidas, desde especialistas em construção civil e iluminação até à nossa própria equipa interna. Foram meses intensos, mas tudo foi feito com um propósito: criar algo único e funcional”, explica Cláudio Delicado.

A construção foi um processo vivo, com alterações constantes para garantir que cada detalhe estivesse perfeito. “Montávamos algo e, de repente, percebíamos que ainda podíamos melhorar. A equipa foi incansável e o resultado final está exatamente como imaginámos”, diz.

Trata-se de um centro para experimentar, aprender e crescer. O grande foco é a formação. Teórica e prática. Aqui, técnicos e clientes podem tocar nos produtos, testá-los e compreender exatamente como funcionam.

“Não queremos que seja um espaço para visitas rápidas. A ideia é que quem vem aqui passe o tempo necessário para realmente aprender e experimentar. Queremos que saiam daqui confiantes e com total domínio das soluções LIQUI MOLY”, sublinha Cláudio Delicado.

Este é, também, um espaço estratégico para apoiar a equipa comercial da marca, com técnicos dedicados a preparar demonstrações e informações técnicas que auxiliem as vendas. Mesmo com os portões fechados ao público em geral, o centro estará sempre em movimento.

Check-up Media LIQUI MOLY Experience Centre 2
Proximidade com clientes

Cláudio Delicado reflete ainda sobre o impacto deste projeto. “O LIQUI MOLY Experience Centre é mais do que um investimento na marca. É um investimento nos clientes, parceiros e na própria relação que temos com o mercado”, enfatiza.

“Este espaço vai estar cheio de vida, seja com eventos, formações ou visitas individuais. Queremos que as pessoas sintam que podem sempre contar connosco”, reforça.

A visão de Matthias Bleicher e a execução da equipa portuguesa resultaram num projeto que redefine a relação entre uma marca e os seus clientes. Não se trata apenas de inovação, mas de criar ligações mais fortes e significativas.

Com a confiança de quem sabe que o futuro passará, seguramente, por aqui, Cláudio Delicado frisa: “Este centro é uma vitória da equipa, do Matthias Bleicher e de todos os que acreditaram e trabalharam para que tal fosse possível”.

E conclui: “Estamos prontos para dar este passo em frente, com a certeza de que o mercado vai reconhecer o valor deste espaço. A partir de agora, é o mercado que dita o futuro, mas sabemos que construímos algo especial, que reflete a essência da LIQUI MOLY”.

Mais sobre a LIQUI MOLY aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Equipamentos