O júri dos “International Design Awards (IDA)” acaba de atribuir ao UltraContact NXT o prémio “Gold“ na categoria “Automotive & Transport/Cars Accessories“ pelo seu design especial da parede lateral.
Com até 65% de materiais renováveis, reciclados e certificados ISCC Plus com balanço de massa, o UltraContact NXT, produzido em Lousado, Famalicão, é o pneu de produção mais sustentável da Continental até à data.
“A nossa proposta de design era representar visualmente a missão sustentável do pneu. Para isso, usamos efeitos 3D e de profundidade para projetar uma folha como um símbolo da mensagem do pneu. Esta é a primeira vez que conseguimos esse efeito”, diz Stefan Rittweger, designer que está por detrás do pneu.
Mas mesmo no design do UltraContact NXT, a forma seguiu a função: “O design do piso não só é tecnicamente otimizado, como, também, reforça a confiança no produto. Os detalhes de design, como a forma suave dos cortes transversais e a extremidade dos blocos do piso, contribuem para um excelente comportamento à abrasão. Assim, design e tecnologia estão perfeitamente coordenados”, sublinha o responsável.
Sustentabilidade e segurança
“O novo pneu da Continental combina uma elevada proporção de materiais renováveis, reciclados e certificados pelo balanço de massa com a máxima segurança e desempenho. Todas as dimensões disponíveis obtêm a melhor classificação na etiqueta de pneus da UE (A) nas áreas de resistência ao rolamento, travagem em piso molhado e ruído exterior”, explica o fabricante.
“A Continental está a trabalhar, incansavelmente, para promover tecnologias inovadoras e produtos e serviços sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, desde o fornecimento de materiais sustentáveis até à reciclagem dos pneus no seu fim de vida. Até 2030, o fabricante pretende usar mais de 40% de material renovável e reciclado nos seus pneus”, afirma a mesma fonte.
O UltraContact NXT é um importante passo para cumprir este ambicioso objetivo de sustentabilidade e, assim, tornar-se o fabricante de pneus mais progressivo, conforme estabelecido no seu programa de estratégia “Visão 2030“.
Os “International Design Awards (IA)” são apresentados, anualmente, desde 2007 para reconhecer, celebrar e promover visionários de design excecionais e descobrir talentos emergentes nas áreas da arquitetura, design de interiores, de produto, gráfico e de moda no mundo todo.
O júri, composto por especialistas de renome nas áreas da arquitetura, moda, design de interiores, de produto e gráfico, avalia cada trabalho de acordo com critérios rigorosos, como é o caso da inovação, estética, funcionalidade e compatibilidade ecológica. Só em 2023, o júri avaliou milhares de candidaturas de quase 80 países.
Mais sobre a Continental aqui.