powered by

Continental produz primeiro pneu com índice de carga “HL”

Com a mesma pressão de enchimento, este novo pneu anuncia uma capacidade de carga extra (825 kg) face ao correspondente “XL” (750 kg). Boas notícias para os veículos mais pesados.

Os veículos de grande volumetria e elevada potência, elétricos ou híbridos, são mais pesados do que os seus homólogos com motores de combustão interna. Ao mesmo tempo, estes veículos mais pesados têm possibilidades limitadas no que diz respeito a dimensões alternativas com maior capacidade de carga.

Em resposta a isso, a Continental deu início ao fabrico do primeiro pneu para ligeiro de passageiros com o novo código de índice de carga “HL”. Com a mesma pressão de enchimento, estes pneus têm uma capacidade de carga extra ainda mais elevada do que correspondente “XL”.

Na parede lateral, os produtos com a nova capacidade extra de carga ostentam o código “HL” antes da medida (por exemplo, “HL 245/45 R 19 101 Y XL”). A capacidade de carga extra deste pneu “HL” situa-se nos 825 kg (índice de carga 101), o que equivale a um aumento de 10% em relação à norma “XL” familiar de 750 kg (índice de carga 98).

“Estávamos a lidar com conflitos de desempenho que precisavam de ser resolvidos a um nível muito elevado. Em termos de construção, reforçámos o talão e melhorámos a geometria do pneu para reduzir o ruído pneu/estrada. Ao mesmo tempo, otimizámos o composto do piso. Como resultado, conseguimos alcançar uma boa eficiência na poupança de combustível, assegurar um controlo preciso da direção e manter a durabilidade no seu elevado nível habitual”
Continental Stefan Habicht
Stefan Habicht
Responsável de Desenvolvimento da Continental

Os pneus de passageiros deste tamanho, construídos segundo a norma “SL”, adequados para muitos automóveis (até modelos de gama média, inclusive), podem suportar uma carga máxima de 670 kg (índice de carga 94).

Isto torna a capacidade de carga dos novos pneus “HL” quase um quarto mais elevada do que os pneus “normais”. Quanto ao futuro, a Continental prevê uma procura crescente por parte dos construtores de automóveis para pneus com o novo código “HL”.

O aumento da capacidade de carga e, ao mesmo tempo, o cumprimento dos exigentes requisitos dos construtores de automóveis espoletou uma série de desenvolvimentos de novas tecnologias, tanto na construção dos pneus, como nos materiais.

A Continental encontra-se, atualmente, a produzir os primeiros pneus da nova norma “HL” para equipamento de origem, que também estarão disponíveis no mercado de substituição.

Mais sobre a Continental aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
GT_Team_Pneus_banner

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional