powered by

Continental fornece prova de eficiência da frota aos seus clientes

Fabricante de pneus premium está a fornecer aos operadores um certificado que comprova a forma como estes estão a ajudar a impulsionar a sustentabilidade.

A Continental apresenta aos seus clientes de frotas um portefólio eficaz de soluções, por forma a tornar a operação destes mais eficiente e sustentável. Assim, os operadores das frotas têm à sua disposição uma gama modular de soluções, nomeadamente a Lower Overall Driving Costs (LODC), que inclui os sistemas de gestão digital de pneus ContiConnect e ContiLifeCycle.

O fabricante de pneus premium está, ainda, a fornecer aos operadores um certificado que comprova a forma como estes estão a ajudar a impulsionar a sustentabilidade.

“Com base nos pneus ContiRe instalados nos veículos, podemos calcular a taxa de poupança de material e carbono obtidas durante a sua produção e recauchutagem”, explica Siljana Lietz, responsável de ContiLifeCycle da Continental Tires Germany.

Um estudo realizado pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (UMSICHT) demonstrou que as emissões de carbono dos pneus recauchutados são cerca de 50% menores em comparação com pneus novos semelhantes. Além disso, os materiais reciclados e renováveis representam 85% de um pneu recauchutado.

“Concebemos o certificado a pedido dos nossos clientes, cujo dia a dia exige cada vez mais provas dos seus esforços para melhorar a sustentabilidade e cuidar dos recursos do nosso planeta”, acrescenta Siljana Lietz.

As questões da sustentabilidade e do transporte zero emissões estão a ganhar cada vez maior relevância no setor da logística, uma tendência impulsionada, também, pelos requisitos legais rigorosamente definidos.

Conservar recursos e proteger o ambiente

A recauchutagem de pneus é uma forma eficiente de aumentar a sustentabilidade de uma frota. Este método pode poupar até 55 kg de resíduos. ContiLifeCycle é o nome dado à abordagem holística da Continental, que procura criar uma economia circular.

“A recauchutagem prolonga a vida útil do pneu e, portanto, a quilometragem para a frota em até 99%, dando-lhe outra vida”, explica Siljana Lietz.

Check-up Media Siljana Lietz

 Segundo diz, “isto tem o efeito de reduzir o custo por quilómetro e os custos totais para nossos clientes”. A recauchutagem é um meio eficaz de reduzir o impacto ambiental, economizando matérias-primas, água e energia durante a produção. Um pneu é composto por uma carcaça e um piso.

Mesmo que o piso esteja desgastado, à partida, a carcaça continuará perfeitamente intacta. Assim, a recauchutagem envolve a remoção da borracha restante do pneu no piso e a reutilização da carcaça por uma segunda e, até, uma terceira vida útil do pneu.

Para isso, são utilizados dois processos diferentes: recauchutagem a frio e a quente. “Geralmente, conseguimos reutilizar cerca de 70% do pneu original. Isso economiza matérias-primas, água e energia”, frisa Siljana Lietz.

Os pneus recauchutados são seguros e muito duráveis, além de serem muito mais baratos do que os pneus novos, uma vez que a carcaça pode ser reutilizada. “As frotas podem reduzir custos de pneus até 40% com os nossos pneus recauchutados ContiRe e soluções ContiTread”, assegura a responsável.

Check-up Media ContiLifeCycle

Redução dos custos operacionais

Isto faz dos pneus recauchutados um elemento decisivo da solução ContiLifeCycle – um dos pilares do inovador conceito LODC da Continental. “LODC significa Lowest Overall Driving Costs (Custos de Condução Globais Mais Baixos), que é a nossa abordagem de consultoria abrangente que procura ajudar os clientes de frotas a reduzir os custos operacionais relacionados com os pneus”, explica, por seu turno, Ralf Benack, responsável de Fleet Solutions EMEA na Continental Tires.

À primeira vista, os pneus parecem representar apenas cerca de 5% dos custos operacionais totais de um camião. No entanto, os pneus também têm um impacto significativo nos custos de combustível, manutenção e reparação, que representam mais de 53% dos custos totais. Isso torna-os, de acordo com a Continental, numa alavanca de custo fundamental, o que significa que o LODC é um fator de sucesso genuíno para os clientes de frotas em tempos difíceis.

O ContiLifeCycle combina com a abordagem LODC, que está focada na redução de custos e que permite à Continental oferecer aos clientes de frotas uma grande variedade de benefícios: pneus ContiRe recauchutados a quente e pneus recauchutados a frio, a partir do uso dos pisos pré-vulcanizados ContiTread, fazendo a gestão da carcaça com a ContiCasingAccount, além de pneus novos, duradouros e eficientes em termos de combustível.

“Isto gera valor acrescentado sob a forma de poupança substancial de custo e do impacto reduzido no ambiente. A ContiLifeCycle e a filosofia LODC, da Continental, criam a sustentabilidade que traz benefícios reais e que pode, agora, ser validada a partir de um certificado”, conclui o comunicado.

Mais sobre a Continental aqui.

S_Jose_banner_setembro
NEX Pneus
euromais_banner
Logo Mewa newMercedez EQE BannerAD Parts m-rec

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional

Em estrada