powered by

Continental: fábrica de pneus para camião recebe certificação ISCC PLUS

Fabricante quer ter 40% de materiais renováveis e reciclados nos pneus até 2030. Certificação atesta cumprimento de normas de sustentabilidade.
Check-up Media Continental Púchov

A fábrica da Continental em Púchov, na Eslováquia, tornou-se, recentemente, na primeira fábrica de pneus para camião a receber a certificação de sustentabilidade – International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS.

“Esta certificação, reconhecida mundialmente, confirma a transparência de rastreabilidade das matérias-primas utilizadas no processo de produção”, avança o fabricante.

A certificação das matérias-primas permite à Continental garantir que todos os materiais são provenientes de fontes sustentáveis. Para o fabricante de pneus premium, isto representa mais um passo em direção ao objetivo de “incorporar materiais 100% sustentáveis nos seus pneus até 2050, o mais tardar”, sublinha.

Púchov é a terceira unidade de produção da empresa certificada pelo ISCC PLUS, depois das fábricas de pneus em Lousado, Portugal, e Hefei, China. “A nossa unidade em Púchov é a primeira fábrica de pneus para camião da Continental a receber a certificação ISCC PLUS. É um sinal do nosso compromisso com a qualidade e com a sustentabilidade”, afirma Anton Vatala, responsável pela fábrica de Púchov, na Eslováquia.

Materiais sustentáveis

A certificação ISCC PLUS baseia-se no cumprimento e documentação de certos procedimentos do balanço de massa de matéria-prima. “Na abordagem do balanço de massa, as matérias-primas fósseis, renováveis e recicladas são misturadas nos sistemas e processos existentes. As quantidades utilizadas são rastreadas ao longo de toda a cadeia de valor e, portanto, podem ser alocadas proporcionalmente em qualquer momento”, explica.

Check-up Media Continental Anton Vatala

A abordagem do balanço de massa permite que a Continental aumente, gradualmente, a proporção de materiais sustentáveis nos seus produtos e assegura que o equilíbrio de materiais sustentáveis certificados possa ser registado com exatidão.

“A certificação dos nossos processos de produção sustenta os nossos esforços na área da sustentabilidade. Com o ISCC PLUS, somos capazes de fazer a transição para uma economia circular e uma bioeconomia sustentável”, garante Jorge Almeida, diretor de Sustentabilidade da Continental Pneus.

E acrescenta: “O nosso objetivo é implementar, gradualmente, a abordagem do balanço de massa nas nossas fábricas de pneus em todo o mundo. Púchov é a nossa primeira fábrica de pneus para camião a ser certificada para este fim”.

Rastreabilidade completa

O ISCC PLUS é um sistema de certificação reconhecido internacionalmente. É aplicável à bioeconomia e à economia circular, certificando matérias-primas não convencionais que podem ser utilizadas, por exemplo, nas áreas dos géneros alimentares, alimentação animal, produtos químicos, plásticos, embalagens e têxteis.

Os vários critérios exigidos para a certificação ISCC PLUS incluem a rastreabilidade das matérias-primas, o cumprimento das normas ambientais, a proteção dos ecossistemas, a garantia do cumprimento dos direitos laborais e humanos e a promoção do desenvolvimento económico sustentável.

Check-up Media Continental Jorge Almeida

“O UltraContact NXT, o pneu de série mais sustentável da Continental, utiliza materiais certificados pelo balanço de massa. Por exemplo, borracha sintética produzida a partir de matérias-primas de base biológica e biocircular ou negro de fumo, que é, em parte, produzido a partir de óleo proveniente de processos circulares. Este pneu é  produzido em Portugal, na fábrica de Lousado”, refere.

Objetivo para 2050? Pneus inteiramente fabricados com materiais sustentáveis. “A Continental está a trabalhar, intensamente, para integrar o maior número possível de matérias-primas sustentáveis na produção de pneus. As matérias-primas que poderão ser utilizadas na produção de pneus no futuro incluem resíduos agrícolas, como as cinzas de cascas de arroz, borracha de dente-de-leão, borracha reciclada ou garrafas PET”, sublinha.

A certificação das fábricas da Continental em Púchov, Hefei e Lousado é “um marco importante nos esforços da Continental para utilizar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados nos seus pneus até 2030 e para se tornar completamente neutra para o clima até 2050”, diz o fabricante. “Até 2050, o mais tardar, todos os pneus novos da Continental deverão ser inteiramente fabricados com materiais sustentáveis”, acrescenta.

Fábrica de Púchov

A fábrica de pneus para camião da Continental em Púchov, que integrou, recentemente, a Continental Tires Slovakia, tem uma longa tradição na indústria da borracha. A produção de pneus começou em 1950.

Com mais de cinco mil colaboradores, a Continental Tires Slovakia em Púchov produz pneus para automóveis e camiões. A fábrica alberga, também, um centro de tecnologia para investigação e desenvolvimento de pneus, bem como uma unidade da ContiTech.

Mais sobre a Continental aqui.

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade